Ladário

Dia do Marinheiro é comemorado com solenidade alusiva em Ladário

 

Na manhã desta segunda-feira, 14 de dezembro, a população ladarense pode presenciar em frente ao pórtico do 6° Distrito Naval do município, cerimônia militar alusiva ao Dia do Marinheiro comemorado em 13 de dezembro. A data marca o nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, Joaquim Marquês de Lisboa, o Marquês de Tamandaré.

O prefeito José Antonio Assad Faria esteve na celebração e foi recebido com honrarias militares, além de participar junto com o comandante do 6º Distrito, contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar e com o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte da revista a tropa.

Em homenagem ao dia, os participantes puderam presenciar 19 salvas de tiro de canhão, apresentações de helicópteros, bem como ouvir as mensagens lidas, referente ao “Dia do Marinheiro” do comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e da presidente da República, Dilma Rousseff.

“Nós da Marinha temos vários objetivos no Brasil e um deles é mostrar para a população que faz com que nós tenhamos condições de realizar o nosso trabalho, temos que mostrar para todos o que estamos fazendo, porque a Marinha é do Brasil e dos brasileiros e nós apenas servimos esta instituição, então nesse momento de festa, onde nós homenageados e relembramos o almirante Tamandaré e o Dia do Marinheiro é o momento de nós convidarmos a população a tomar conhecimento do que nós fazemos e que eles conheçam a Marinha que é deles”, disse o comandante que ainda enfatizou a relação da instituição com a cidade de Ladário, “como temos um relacionamento muito intenso e antigo com Ladário, a nossa relação é muito amistosa, amiga, companheira e muito feliz, de modo que nós não podemos de modo algum deixar esse vínculo acabar. A nossa relação é extremamente forte e vai ser para sempre”.

Também durante a cerimônia personalidades civis e militares foram condecoradas com a medalha do “Mérito Tamandaré”, pelo comandante do 6º Distrito, contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar. Os estudantes, Ana Caroline Acosta, estudante da Escola Militar de Campo Grande, e Mateus Vitório Amorim de Moraes, do Colégio Objetivo de Corumbá foram presenteados com bicicletas, pois foram os vencedores do concurso de redação “Operação Cisne Branco”, promovido pela Marinha.

“A comemoração deste dia pela Marinha do Brasil, percorre de gerações a gerações e ao longo do tempo vem fazendo com que essa convivência com a população ladarense resulte nesse ambiente sólido, nessa amizade fraternal e harmônica, por isso, nós temos que comemorar a presença da Marinha, comemorar a força econômica que a instituição traz junto a Ladário, a força dos costumes, por tudo isso que nós estamos aqui comemorando o Dia do Marinheiro”, afirmou o prefeito José Antonio.

A solenidade terminou com desfile da tropa que este ano contou com a participação dos militares da reserva da Marinha do Brasil.

Patrono da Marinha do Brasil

A carta da presidente Dilma Rousseff destacou a homenagem ao patrono da Marinha afirmando que: “reverenciar os marinheiros é exaltar o Marquês de Tamandaré! Não por acaso o dia 13 de Dezembro foi escolhido para distinguir aqueles que fazem do mar sua profissão, sendo uma justa homenagem ao natalício do Almirante Joaquim Marques Lisboa. Homem simples, justo, leal e honesto, que, após mais de 66 anos de serviço ativo na Marinha, grande parte deles efetivamente embarcado, se considerava, no fim da vida, como ele mesmo deixou gravado em seu testamento, apenas um “velho marinheiro”.

Tamanho desprendimento nos leva, irremediavelmente, à reflexão sobre a importância de seu legado. Tendo vivido um período importante na formação do País, com a ocorrência de movimentos separatistas que visavam fracionar nosso território, seu reconhecimento como Herói da Pátria foi construído não somente pela sua capacidade de suplantar o inimigo ou de debelar revoltas, mas também por sua habilidade em construir consenso e unidade, com rara visão de País.

Os sentimentos que nortearam os ideais e as ações de nosso Patrono seguem nos movendo nos desafios de formação e preparo de uma Marinha que atenda aos anseios da sociedade e compatível com as dimensões que o Brasil adquire no cenário internacional”. (Assessoria PML)

 

Por: Da Redação