CorumbáLadário

Dia da Infantaria “Rainha das Armas” é celebrado no 17º Batalhão de Fronteira

Prefeito participou das comemorações no 17° Batalhão de Fronteira

 

Prefeito participou das comemorações no 17° Batalhão de Fronteira

O prefeito José Antonio Assad e Faria, participou na manhã desta sexta-feira, 23 de maio, das comemorações alusivas ao Dia da Infantaria- “Rainha das Armas”. A cerimônia foi realizada no 17º Batalhão de Fronteira, onde também contou com a presença do comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, bem como o general-de-brigada, Pedro Paulo de Mello Braga, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira de Corumbá, o Contra-almirante Edervaldo Teixeira, do 6° Distrito Naval e autoridades civis e militares da região do Pantanal.

A data é comemorada em razão ao nascimento do patrono da Arma de Infantaria, brigadeiro Antônio de Sampaio. A Infantaria é a mais antiga arma do Exército formada por soldados que podem combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, além de poderem utilizar meios de transporte para se descolarem até o campo de batalha.“Comemorar esses eventos que relembram a história do nosso país, demonstrando toda a virtude e acima de tudo, as parcerias entre Ladário e o Exército, através de ações cívico-sociais que refletem diretamente para a população”, enfatizou o chefe do executivo ladarense, José Antonio Assad e Faria.

Além disso, a cerimônia militar contou com a presença de representantes do Exército de Coxim, Porto Murtinho, Forte Coimbra e da cidade de Campo Grande. O 6° Distrito Naval de Ladário, também participou da festividade, através dos Fuzileiros Navais. Um verdadeiro campo de guerra foi apresentado durante a cerimônia. Homens do Exército fizeram a encenação de captura de inimigos durante a guerra. Tiros com arma de fogo, helicóptero e até mesmo explosivos foram utilizados.

Motorizada, Blindada, Paraquedista, Leve (Aeromóvel), de Selva, de Montanha, de Caatinga, de Polícia do Exército, de Guarda. São adestradas para combater em diversos tipos de terreno, em qualquer parte do território nacional.

As unidades de Infantaria têm a missão básica, no ataque, destruir ou capturar o inimigo, empregando o fogo, o movimento e a ação de choque. Na defensiva, mantêm o terreno e contra-ataca. Tem por característica essencial a aptidão para combater a pé em todos os tipos de terreno, podendo deslocar-se para os lugares mais remotos.

Pela primeira vez em solos pantaneiros, o comandante do CMO, general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, destacou as comemorações. “Celebrar a data representa lembrarmos um herói, ferido na Guerra da Tríplice Aliança. Ele liderou a batalha, e por conta de seu heroísmo, se tornou patrono da Infantaria, um verdadeiro homem de combate”, falou.

Ele ainda ressaltou a importância das Forças Militares para a região do Pantanal, como também a Operação Ágata 8. “As Forças Armadas cada vez mais realizam atividades voltadas não apenas para a sociedade, como também ajuda na segurança dessa região, já que é uma área de fronteira, como exemplo a Operação Ágata 8, que acontece juntamente com as Forças Armadas da região”, destacou.

Dia da Infantaria

O Dia da Infantaria é comemorado no dia 24 de maio pois é na data do aniversário do seu patrono, Antônio de Sampaio.

Sampaio passou por diversos cargos no Exército, foi de alferes a brigadeiro, e por ter dedicado toda sua vida a Infantaria. Em 1940 ele foi declarado o Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.

 

Por: Da Redação