Corumbá e Ladário devem receber, juntas, aporte de mais de 3 milhões de reais na Páscoa
Pesquisa de intenção de compras para o período da Páscoa mostra que 88 % da população de Corumbá e Ladário vão comprar ovos de Páscoa. A sondagem é da Fecomércio MS, em parceria com Sebrae/MS, Universidade Uniderp-Anhanguera e Fundação Manoel de Barros, e foi realizada entre os dias 09 a 19 de março com a população economicamente ativa. Com isso, a economia da cidade deve receber uma injeção de R$ 3,3 milhões. “Observamos que 46% dos consumidores dizem que vão pagar em dinheiro e outros 23% com pagamento em cartão de débito. É o momento dos empresários fazerem um aporte para estabilizarem o caixa e fazerem novos investimentos no segmento”, sugere o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo. Outros 23% afirmam que vão fazer a compra parcelada.
O valor médio, por presente, é de R$ 90,00, sendo que 46% afirmam que as compras vão ser direcionadas para a compra de ovos de Páscoa, 24% para as compras de caixa de bombons, barra de chocolate (13%) ou chocolates caseiros (9%), movimentando a economia informal.
“Ao longo da série histórica sobre a Páscoa, percebemos que o consumidor está atrás de preços justos, qualidade e atendimento. É preciso que o empreendedor esteja atento aos fatores que levam às compras, pois o consumidor está mais cauteloso com seus gastos e com maior poder de decisão”, complementa.
Segundo a pesquisa, a escolha do presente de Páscoa será feita em função do desconto de preço oferecido pelo comércio (29% das respostas), da marca do produto (25%), da oferta de promoção e brindes (17%) e forma de pagamento (9%). Os locais preferidos de compras são: (64%) em supermercados, (28%) em lojas do centro, (5%) em lojas dos bairros.
Viagens e Pescado – Como o observado em anos anteriores, além da troca de ovos e chocolates entre os parentes e amigos, ainda há intenção de compra de pescado. 80% dos consumidores deverão consumir peixes, escolhendo como os principais tipos o pintado (41%), o pacu (32%), o bacalhau (9%) e merluza (7%). Isto deverá ativar os supermercados e as lojas especializadas em peixe, movimentando o comércio antes da Páscoa, com um gasto médio de R$77,00 por comprador, estimando-se um montante de R$2,3 milhões em pescados e derivados.
Quanto às viagens, 9% deverão viajar neste período, distribuídos em 34% para passeios dentro do estado, 22% para fora do estado e 43% ainda não sabem para aonde irão. O gasto médio estimado por viagem é de R$591,00, perfazendo um montante de R$2,0 milhões. “O valor ativará os setores de transporte, hospedagem, alimentação e diversão sul-mato-grossense”.
Foram entrevistadas 2000 mil pessoas em 13 cidades de MS (Aparecida do Taboado, Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas), responsáveis por 65% do PIB estadual. Em Corumbá e Ladário, 200 pessoas foram ouvidas.
Por: Da Redação