Ladário

Conselheiros do CMDCA de Ladário recebem capacitação

Encontro aconteceu na sede da Casa de Acolhimento em Ladário

 

Encontro aconteceu na sede da Casa de Acolhimento em Ladário

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Ladário juntamente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou nos dias 24 de 25 de abril, uma capacitação voltada aos conselheiros da área governamental, não governamental e às entidades cadastradas no CMDCA. Foram discutidos temas como legislação, planejamento e funcionamento do Conselho. Além disso, a capacitação teve o intuito de desenvolver as habilidades para o exercício de funções de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do sistema de garantia de direitos e do controle social bem como desenvolver conhecimentos teóricos, metodológicos, técnicos e operacionais para contribuir com a formação dos profissionais da Política de Assistência Social.

A capacitação foi desempenhada em quatro etapas reunindo em primeiro momento oito conselheiros governamentais, em seguida conselheiros não governamentais, seis entidades na terceira etapa, e na última, com todos os conselheiros participantes.

O encontro ainda contou com a participação dos secretários da Assistência Social, Alexandre Ramos de Ohara, da Saúde Cleber Colleone e da Educação Maria Eulina Rocha dos Santos.

“Esse é um momento de aprendizado, cada conselheiro, seja ele, da área governamental ou não governamental está buscando o melhor para sua secretaria, projetos para que as coisas realmente aconteçam”, diz Alexandre Ohara.

A facilitadora Maria Auxiliadora Leal Capillé, Assistente Social Especialista em Gestão Pública Municipal e mestre em ciência da educação, responsável pela habilitação dos conselheiros, prestou uma consultoria junto ao CMDCA no que diz respeito ao sistema de garantia de direitos, participação, fiscalização, controle social, planejamento e gestão orçamentária.

“Nós trabalhamos o pensar, o cuidado, a proteção social e defesa de direitos principalmente às crianças de 0 à 6 anos de idade. Também discutimos como se faz a legislação, o planejamento e o funcionamento do CMDCA na prática” informou Capillé.

Foi proporcionado ao CMDCA um guia para elaboração de planos Municipais da primeira infância e entre outras apostilas, “sempre viajo para desenvolver palestras e consultorias, mas em lugar nenhum eu presenciei todos os secretários municipais reunidos em uma capacitação de conselheiros, com exceção de Ladário, e isso é realmente algo muito peculiar, vocês estão de parabéns”, destacou a facilitadora.

Para Luiz Afonso Perez Mazó, Vice Presidente do CMDCA, que participou da segunda e quarta etapas da capacitação a reunião foi essencial aos conselheiros para analisar as leis e resoluções e aplicá-las da melhor forma possível.

“É também uma forma de evitar erros. Adquirimos maior esclarecimento da função e da importância do conselho na Administração Pública, na sociedade deliberando o proposto para melhoria de qualquer ação social”, explicou Luiz.

Quanto a Laura Daniele Segóvia Lopes, coordenadora do projeto semear na área da educação, que participou como entidade, a capacitação foi uma orientação para aplicação de seus projetos no município de Ladário que trabalham com crianças e adolescentes.

“Espero que a partir dessa capacitação possa já contribuir na elaboração de projetos e também buscar recursos que favoreçam o suporte os projetos municipais que são desenvolvidos para as crianças e adolescentes de Ladário”, completou.

 

Por: Da Redação