Ladário

Com6ºDN faz balanço final da Operação Amazônia Azul na área de jurisdição

Lanchas da CFPN realizam inspeção naval no Rio Paraguai

 

Lanchas da CFPN realizam inspeção naval no Rio Paraguai

O Comando do 6° Distrito Naval participou da Operação Amazônia Azul 2015 com cerca de 550 homens envolvidos nas Operações dos navios, embarcações, helicópteros e tropas de fuzileiros navais. Dentre os meios empregados, destacam-se: o Monitor “Parnaíba”; o Navio Transporte Fluvial “Paraguassu”; os Navios-Patrulha “Penedo”, “Piratini”, “Poti” e “Pirajá”; o Aviso de Transporte Fluvial “Piraim”; a Embarcação de Apoio Fluvial GREPD-01, Lanchas de Apoio ao Ensino Profissional, Lanchas Patrulha, botes e de dois Helicópteros UH-12 “Esquilo”.

Neste período, o Com6DN ainda utilizou, o Navio de Transporte Fluvial Almirante Leverger e o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano, em Ações Cívico-Sociais direcionadas às populações carentes na calha Rio Cuiabá até a cidade de Porto Cercado e Rio Paraguai disponibilizando atendimento médico e odontológico.
Na Operação o Com6°DN efetuou 527 inspeções, 108 notificações e uma embarcação apresada pelo Monitor Parnaíba, pois encontrava-se sem documentação. Foi apreendido também, pelo IBAMA, materiais de pesca e 15 quilos do pescado em uma embarcação sem licença para pesca.

O Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano realizou AciSo nas localidades de Porto Albuquerque, Porto Morrinho, Porto da Manga e Porto Esperança, onde foram realizados 129 atendimentos médicos, 37 atendimentos odontológicos e 2226 medicamentos distribuídos, além de assistência jurídica.

Os navios por ocasião dos deslocamentos na área de Patrulha Naval e Inspeção Naval realizaram diariamente exercícios e adestramentos de combate a incêndio, postos de combate, postos de abandono, alagamento, GVI/GP, navegação em baixa visibilidade, fora de leme e crache com Aeronave.

 

Por: Da Redação