Com troca de experiência entre profissionais da educação, Ladário encerra trabalhos do PNAIC em 2014
O prefeito José Anotnio Assad e Faria, acompanhado da Secretária de Educação Maria Eulina Rocha dos Santos, participou na manhã desta sexta-feira, 05 de dezembro, do encerramento dos trabalhos realizados em Ladário, através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no salão de eventos da S.S.C.H. Só em 2014, o desenvolvimento do pacto no município totalizou 160 horas de estudos e formação, objetivando o aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, contemplando o foco na articulação entre diferentes componentes curriculares, mas com ênfase em Alfabetização Matemática e Língua Portuguesa.
No município, a coordenação do PNAIC ficou sob o cargo da professora Sandra Laura de Campos Santiago García e das Orientadoras de Estudos as Professoras Candelária Joyce da Mota Silva e Janaína Salles Moraes Pereira. As ações do pacto baseiam-se em quatro eixos de atuação, sendo formação continuada presencial para professores; distribuição e aumento de materiais didáticos e pedagógicos voltados à alfabetização nas escolas; realização de avaliações sistemáticas; gestão, controle social e mobilização da sociedade e da comunidade escolar.
“Os professores passam por uma formação dentro do município, por meio dos orientadores, é toda uma rede para que eles possam adquirir os aprendizados e repassar para os alunos dentro da sala de aula. Este ano, realizamos trabalhos com a matemática e alfabetização na linguagem. Os alunos saem com uma alfabetização letrada para que eles possam contextualizar todo o aprendizado interagindo com o mundo externo”, explicou Sandra Laura.
Na oportunidade, diversas experiências realizadas pelos professores da rede em sala de aula, ao longo do ano, ficaram expostas para conhecimento de todos, uma troca de experiência dos trabalhos realizados. “Participar e poder trocar experiências com meus colegas de profissão foi de muita importância, até mesmo pelo fato dos trabalhos colocados em pratica dentro da sala de aula. Como profissional, esse período possibilitou aprendizado enquanto profissional. Um dos meus alunos relatou que ele, a partir dos aprendizados, conseguiu ajudar seus pais nas compras de casa ao fazer as contas, isso é resultado que todo profissional espera”, contou a professora Simone Cristina da Fonsceca que trabalha nas escolas municipais Francisco Mendes Sampaio e Marquês de Tamandaré.
Já para o chefe do executivo ladarense, o pacto veio contribuir para a formação dos alunos, bem como a valorização dos profissionais de educação do município. “Os trabalhos realizados ao longo do ano são de muita importância, pois possibilita aos professores uma maior abertura de esclarecimento, de como desenvolver as atividades junto aos alunos. É um grande avanço na educação, que representa melhoria e qualidade o qual a rede municipal, proporciona uma melhor formação para os nossos profissionais. O PNAIC veio agregar mais segurança, reordenando a nossa Reme para que o aluno tenha a idade certa na série que corresponde, o que é mais um resultado alcançado, por meio dessas ações dentro da Escola”, disse o prefeito.
Para a secretária de educação de Ladário, o pacto significa de fato caminhar para a construção de conhecimentos duradouros para uma cidadania e cidadãos que consigam agir e interagir com eles mesmos e outras pessoas. “O pacto transforma diariamente o que está incompleto. A criança pensa e transforma a atitude”, enfatizou Maria Eulina.
Durante o encerramento, os profissionais puderam acompanhar palestras das professoras da UFMS- Franchyl Marizethe Nascimento Santana Ferreira- oportunizando experiência na área de linguagem, Susilene Garcia da Silva Oliveira, mestre em Alfabetização matemática, além da professora Luciana Moreira Ligier, também da área da matemática, representando a Secretaria de Educação de Corumbá, que trouxe dinâmicas de trabalho como forma de possibilitar a troca de experiência junto aos professores.
Neste ano, o PNAIC, teve início no mês de abril com a participação de 29 professoras alfabetizadoras; 03 Coordenadoras Pedagógicas; 01 professora de área afim (atuante nas salas de alfabetização); 02 monitores do Programa Mais Educação; 06 Escolas Municipais e 01 Centro de Educação Infantil. No processo, foram beneficiados 1100 alunos divididos em 39 turmas do 1º ao 3º ano.
Por: Da Redação