Ladário

Cine na Rua apresenta “Era do Gelo” na ESF João Fernandes

Fitinhas de pulso com mensagens de paz e harmonia foram distribuídas entre crianças e adolescentes que assistiram à sessão ao ar livre

 

Fitinhas de pulso com mensagens de paz e harmonia foram distribuídas entre crianças e adolescentes
O projeto Cine na Rua é conduzido pelo Núcleo de Prevenção à Violência

O projeto Cine na Rua, conduzido pelo Núcleo de Prevenção à Violência, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, chegou à sua quinta edição com a apresentação do filme “A Era do Gelo III”, nesta quinta-feira, 16 de agosto, na unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) João Fernandes. Coordenadora do projeto, a psicóloga Ana Cecília Demarqui abriu a projeção alertando as famílias sobre o perigo do contato com as drogas. A dona de casa Nilce Damiana gostou tanto da programação que pediu uma projeção especial na rua de sua casa, no bairro Alta Floresta I. “É saudável para toda a família, a gente se sente muito bem”, afirmou.

Fitinhas de pulso com mensagens de paz e harmonia foram distribuídas entre crianças e adolescentes que assistiram à sessão ao ar livre, em uma noite de céu estrelado, bem própria para o Cine na Rua. “O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população sobre a violência doméstica e nas ruas, com histórias contendo mensagens que proponham o diálogo, a conciliação e a paz entre as pessoas”, ressaltou a psicóloga Ana Cecília Demarqui. O projeto conta com o apoio da estagiária em Psicologia da UFMS, Alana Teixeira. “É uma oportunidade de aliar teoria e prática e conscientizar que saúde não é só ausência de doença, mas o fato de podermos levar uma vida saudável, sem drogas, sem violência”, ressaltou a acadêmica. Agentes comunitárias de Saúde da ESF João Fernandes foram fundamentais na elaboração do projeto, dando apoio da distribuição de convites nos bairros Alta Floresta I e II e nas redondezas.

De acordo com o psicóloga Demarqui, já está agendado o Dia Municipal contra as Drogas, quando o Núcleo de Prevenção à Violência fará abordagens e encontros com alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino. Outro projeto lançado pelo núcleo é o Saúde do Servidor, quando o professor de Educação Física Jeferson Cortez coordenará sessões de ginástica a partir das 16h nas unidades de Saúde, começando pela ESF João Fernandes. “É um momento de integração voltado para a saúde do funcionário. Quem cuida da saúde das pessoas precisar cuidar da própria saúde”, analisou Cortez.

UNICEF

O Cine na Rua teve a primeira projeção de um filme ao ar livre, em telão, em frente à unidade de Estratégia da Saúde da Família Érico Valle, no Seac, em abril deste ano. “Projetamos um filme selecionado pela Unicef especialmente com a finalidade de mostrar casos de violência e como combatê-la”, afirmou a psicóloga Ana Cecília Demarqui. Os moradores do Seac assistiram ao filme “Crianças Invisíveis”, série produzida em 2005 que reuniu a direção de oito renomados cineastas de diferentes países: Spike Lee, Emie Kusturica, Ridley Scott, Kátia Lund, Mehchi Charref, Stefano Vereruso, Jordan Scott e John Woo. (Reportagem: Nelson Urt/Imprensa)

 

Por: Da Redação