Corumbá

Corumbá: Saúde monta 13 postos para vacinar crianças menores e cinco anos

 

Crianças com até cinco anos de idade devem ser levadas pelos pais ou responsáveis a um dos 13 postos disponibilizados pela Prefeitura, neste sábado, durante o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, onde estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico da população infantil. É o que informa a Secretaria Municipal de Saúde que está coordenando a imunização na cidade. Mais de 250 pessoas vão trabalhar durante o sábado para aumentar as coberturas vacinais e atingir a meta estabelecida, além de melhorar a homogeneidade das coberturas vacinais no município.

A campanha faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde para diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, além de reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal, tendo como público alvo, crianças menores de 5 anos de idade.

A campanha visa manter a eliminação do sarampo e da poliomielite; atingir altas coberturas vacinais para o reforço das vacinas de poliomielite, tríplice viral e DTP, em especial, na faixa etária de 4 a 5 anos, bem como reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis, conforme o calendário básico de vacinação das crianças menores de 5 anos de idade.

A meta é vacinar, de forma seletiva, as crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos 11meses e 29 dias). Para tanto, todas as crianças nesta faixa etária, deverão ser levadas a um posto de vacinação para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança.

Em Corumbá, a campanha vai até 31 de agosto, ao contrário das demais regiões brasileiras, cujo encerramento está marcado para o dia 24. No dia D os trabalhos acontecem no período das 08 às 17 horas, nas unidades de saúde mantidas pelo setor de Saúde Pública.

Postos de vacinação

As doses poderão ser encontradas nas unidades da Estratégia Saúde da Família Dom Bosco, na Alameda Laranjeira, s/n, Bairro Dom Bosco; Estratégia Saúde da Família Luiz Fragelli, na Rua Eugenio Cunha, Bairro Universitário; Estratégia Saúde da Família Gastão de Oliveira, na Rua Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Maria Leite.

Estarão disponíveis também nas unidades do Vitória Régia, no Conjunto Vitória Régia; Estratégia Saúde da Família Fernando Moutinho, na Rua Rio Grande do Sul, Cristo Redentor; Estratégia Saúde da Família Kadweus, na Rua Cyríaco de Toledo, Bairro Kadweus (vai atender também comunidade da Nova Corumbá); Estratégia Saúde da Família São Bartolomeu, na Rua Pernambuco, Bairro João de Deus; Estratégia Saúde da Família Humberto Pereira, na Rua Luiz Feitosa Rodrigues, Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Estratégia Saúde da Família Breno de Medeiros, na Rua Cyríaco de Toledo, Bairro Popular Nova; Estratégia Saúde da Família Popular Velha, na Rua Teodomiro Serra, Bairro Popular Velha; Estratégia Saúde da Família Aeroporto, no Bairro Aeroporto; Estratégia Saúde da Família Ênio Cunha, na Alameda Tamengo, Bairro Cervejaria, e no Centro Saúde da Ladeira Cunha e Cruz, na Ladeira Cunha e Cruz, centro (vai atender comunidade do Beira Rio).

 

Por: Da Redação