As candidatos a direção da Escola Estadual 2 de Setembro, professora Marta Cavalcante dos Santos e Ana Maria de Arruda Braga, apresentaram nos dias 30 de setembro – data do início da campanha eleitoral – e 1° de outubro, à comunidade escolar, o Projeto de Gestão. A apresentação foi realizada durante a assembleia geral promovida pela Comissão Escolar. O projeto é pré-requisito para concorrer à vaga de dirigente escolar da Rede Estadual de ensino, disposto no art. 8º da Resolução/SED 2.449, de 20 de junho de 2011.
Apresentação
Entre as propostas apresentada pela professora Ana está o desencadeamento do processo coletivo participativo entre alunos, professores, pais de alunos, direção e coordenação pedagógica visando garantir o desenvolvimento das ações previstas no projeto. Ela também destacou a promoção e a união do grupo de professores, melhorando o ambiente e facilitando o trabalho em equipe.
Já a professora Marta – candidata a reeleição, ressaltou que as ações do educandário devem ser pautadas na realidade e não no vislumbre de impossíveis. Disse ainda que um dos objetivos do projeto apresentado é desencadear o trabalho coletivo do bem comum, de todos para todos.
Clique abaixo e confira na íntegra o Projeto de Gestão das candidatas:
Campanha
A campanha eleitoral deve encerrar-se às 22 horas do dia 5 de outubro de 2011. Durante a campanha eleitoral, os candidatos não poderão distribuir adesivos (santinhos), bótons, camisetas ou qualquer outro tipo de propaganda e nem promover eventos para arrecadar fundos.
Poderão votar os profissionais da educação básica do quadro permanente, lotados na unidade escolar, exceto aqueles que estiverem em gozo de licença sindical e de licença acima de sessenta dias; os professores admitidos por convocação e em exercício com duração acima 180 dias no ano em curso; os alunos com idade mínima de 12 anos, regularmente matriculados e frequentes na unidade escolar e pai, mãe ou responsável pelo estudante.
Serão vedadas às chapas ou aos candidatos avulsos a utilização de carro de som, brindes, prêmios, sorteios e, ainda, qualquer menção aos seus concorrentes. Durante o período de votação, é proibido qualquer tipo de propaganda eleitoral das chapas ou candidatos avulsos. Não será permitida a realização de eventos com objetivo de arrecadar recursos financeiros para custeio das chapas ou candidatos avulsos, nem o percebimento de donativos de terceiros.
A posse dos candidatos eleitos para Direção será no dia 1º de dezembro. Na transmissão da função, a Direção anterior apresentará ao seu sucessor o inventário dos bens públicos, permanentes e de consumo, sob a guarda da unidade escolar, bem como as prestações de contas referentes às verbas estaduais e federais, recebidas no decorrer do respectivo mandato. De acordo com o Educacenso 2010, são 362 escolas estaduais em Mato Grosso do Sul. (Com informações da SED/MS)
Por: Douglas Assad Arruda