CorumbáLadário

Câmara de Corumbá questiona situação irregular da Andorinha

 

O Sindicato dos Taxistas de Corumbá denunciou à ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) o transporte de passageiros desde Puerto Quijarro, na Bolívia, para a rodoviária intermunicipal pela Andorinha, com o órgão do Ministério dos Transportes informando que a empresa permissionária não tem autorização para prestar serviços no âmbito interestadual e internacional na região.

O assunto foi amplamente debatido na sessão da Câmara de Corumbá, nesta terça-feira. O vereador Luciano Costa (PT) apresentou requerimento onde relata o fato e pede maiores informações à ANTT, à Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) e à própria concessionária da linha Corumbá-Campo Grande. “Os órgãos fiscalizadores tem que tomar uma providência”, cobrou Luciano.

Sem autorização

Segundo os taxistas, a Andorinha estaria transportando passageiros bolivianos para embarcar na rodoviária de Corumbá, em prejuízo à categoria, que tem um ponto de táxi ao lado do Posto Esdras, na fronteira. O presidente do sindicato, Irailton Oliveira Santana, comunicou o caso à ANTT, que, por meio de sua ouvidoria, informou que a empresa não possui permissão para esse tipo de serviços.

“Nesse caso – explica o ouvidor César Augusto Santiago Dias , a prestação do transporte (interestadual ou internacional) passa a ser considerada irregular”. O ouvidor prometeu, em seu ofício, que a ANTT averiguará as irregularidades, por meio de diligências “em função dos índices atingidos em desfavor de uma mesma empresa, tornando, assim, o parecer desta gerência conclusivo”.

A Câmara aprovou o requerimento do vereador Luciano Costa e solicitará esclarecimentos à ANTT e Agepan, questionando quem autorizou a Andorinha a operar em território boliviano e quais os critérios, além de cobrar uma fiscalização urgente. Os vereadores retomaram, também, a discussão quanto ao preço da tarifa para o trecho Corumbá-Campo Grande, considerado exorbitante.

 

Por: Da Redação