O município de Ladário, através da Secretaria de Educação realizou na noite desta segunda-feira, 27 de maio, a aula de conclusão do Curso Básico de Libras da turma I, da escola Municipal Eduardo Malhado. Ao todo, 15 alunos participaram do encerramento do curso, que teve como intuito capacitar professores, familiares de pessoas com deficiência e pessoas interessadas em aprender a Língua Brasileira de Sinais.
“O curso foi aberto para toda comunidade, é importante saber Libras, além de lei, o ensino de Libras é extremamente válido para agregar a todos os educandos da rede municipal de ensino, fazendo o ensino chegar a todos, independente de deficiências. Existe grande necessidade da formação de profissionais para que os surdos possam ser cada dia mais, inseridos na sociedade, e por isso, iniciativas como essas devem ser aproveitadas ao máximo”, explicou a professora do Curso Básico de Libras Ednéia Lannes.
Aproveitando a oportunidade, a aluna Fernanda Ribeiro, que é pedagoga e trabalha como educadora, o curso proporcionou um aprendizado a mais, bem como acrescentará recursos indispensáveis na sua vida profissional. “Assim que soube do curso, resolvi concluir, já que trabalho com crianças. A profissão exige qualificação, temos que ter a iniciativa, para conhecermos um pouco a fundo a Língua de Sinais. O curso nos dará uma base de como funciona a nossa comunicação com eles. Buscar todo tipo de capacitação, ainda mais com a lei da inclusão, é dedicação de um profissional responsável em educar”, falou.
Seguindo os passos da colega de classe, o professor da Escola Municipal Franscisco Mendes Sampaio, Fabio dos Santos, disse que com a conclusão do curso básico, a ideia é aproveitar o aprendizado e que no dia a dia, ele sempre mantém contato com alunos surdos.
“Todos os dias temos um novo aprendizado, desenvolvo atividades com alunos surdos, e através do curso conseguirei manter uma comunicação bem mais aprofundada com eles. Às vezes são situações que devemos nos atentar e com o curso, será bem mais fácil a partir de agora. Como educador, tudo que irá contribuir para a formação dos meus alunos, sempre que puder, “abraçarei”, afinal meu papel é levar educação a todos”, diz Fabio.
Já a turma II, onde as aulas acontecem todas as terças-feiras, das 19h00 às 21h00, na Escola Municipal Nelson Mangabeira, Curso Básico de Libras, com 40 horas, terminará no mês de julho.
Trabalhos na Reme
Ao todo 41 alunos com necessidades educacionais especiais estão matriculados na Rede Municipal de Ensino de Ladário, sendo deste total, 06 estudantes surdos. No mês de abril, Ladário realizou uma extensa programação alusiva ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, que foi instituída no dia 14 de abril, de 2004, pelo Sistema Conselhos de Psicologia, com a finalidade de mobilizar os psicólogos para a política que vem sendo construída nos últimos anos em prol da inclusão de pessoas que, historicamente, são excluídas do processo educacional.
O evento foi marcado por meio de uma caminhada, que teve a sua concentração na Avenida 14 de Março, em frente ao Coreto, sendo realizada pela primeira vez na cidade, com o intuito de promover a sensibilização da população para a importância da concretização da inclusão escolar e social a partir do respeito às diferenças e igualdade de direitos.
Por: Da Redação