Com ritmos variando entre o afro reaggae, as coreografias do Olodum e Michael Jackson e as raízes das marchas militares, o Festival de Fanfarras reuniu as principais bandas de percussão de Ladário e Corumbá na noite de sexta-feira, 7 de setembro, diante do palco montado na avenida 14 de Março com rua Riachuelo, dentro das comemorações dos 234 anos de Ladário. Apresentaram-se dez bandas de percussão – cinco de escolas de Ladário e outras cinco de Corumbá, algumas delas donas de uma história de conquistas, com títulos nacionais, estaduais e municipais, outras que agora começam a dar os primeiros passos na avenida.
A nova fanfarra da Escola Marquês de Tamandaré, criada em 2011, abriu o evento. Com regência do instrutor Isac Franca e coordenação do professor Robson Barros, a banda conta com 35 componentes e segue o estilo clássico, com instrumentos provenientes do programa Mais Educação. festival. A Banda de Percussão do Colégio São Miguel, com regência de Lino Gastão, também arrancou muitos aplausos do público.
Um momento de muita emoção para o público foi a apresentação da nova Banda de Percussão Pérola do Pantanal, criada em julho de 2011 pela Prefeitura por meio da Fundação de Cultura e Esportes de Ladário. A banda reúne alunos de todas as escolas ladarenses e tem Dannier Souza Paes como instrutor. Com 62 integrantes, surgiu como o objetivo de integrar e atender a comunidade jovem, como forma de expressão da arte e da música, transmitindo valores de disciplina e companheirismo.
Bandas como a Águias da Real, da Escola Estadual 2 de Setembro, que ficou desativada durante onze anos e foi recomposta em 2011, voltou a se apresentar diante do bom público que compareceu ao festival. Em 1997, a Águias da Real foi campeã estadual em Dourados e em 1999 campeã nacional do concurso realizado em Campo Grande.
A Fanjab, Banda de Percussão da Escola Municipal João Baptista, a maior unidade da Rede Municipal de Ensino, conta com 44 alunos, regida pelos instrutores Alexandre Pereira Braga Neto e Ivomar Arruda. Muitos dos alunos que pertencem à fanfarra fazem parte do programa Mais Educação. “Os que mais se destacam nas salas de aula estão na fanfarra, é uma forma de incentivar o aluno a se aplicar mais nos estudos”, ressaltou a gestora da escola, Sara Regina Santos de Almeida.
A Banda de Percussão Águias de Fogo, da Escola Estadual Otacílio Faustino de Silva, fundada em 1993, trouxe a Ladário sua bagagem de quase vinte anos de apresentações e muitas conquistas. A banda foi tricampeã do Concurso Municipal de Bandas e Fanfarras de Corumbá em 1997, 2002 e 2003. Conta com 40 integrantes no corpo musical e 17 na linha de frente, e tem como coreógrafos e percussionistas Marcelo Samaniego, Marcos Paulo de Oliveira e Sullyvan Arruda.
A Banda de Percussão Fanthercia, da Escola Estadual Nathercia Pompeo dos Santos, fundada em 1998, mais uma vez se destacou com sua coreografia vigorosa e a regência de Frank Salvatierra Nery. Também de Corumbá brilharam a Banda de Percussão da Escola Municipal Delcidio do Amaral, com 31 componentes, regida pelo instrutor Rudney Correa; a Banda da Escola Municipal Clio Proença, a escola do bairro Guanã II, parte alta corumbaense, regida pelo instrutor Adriano Assad; e a Banda da Escola Estadual Gabriel Vandoni de Barros, com regência do instrutor Max Nunes. Um show com muito requinte em que todos fizeram questão de presentear a cidade aniversariante, que por sua vez entregou a cada regente um troféu e um certificado de participação. (Nelson Urt/Assessoria da Imprensa da PML)
Por: Da Redação