Ladário

Bandas de percussão brilham no Festival de Fanfarras de Ladário

Festival reuniu grande público diante do palco da avenida 14 de Março

 

Festival reuniu grande público diante do palco da avenida 14 de Março

Com ritmos variando entre o afro reaggae, as coreografias do Olodum e Michael Jackson e as raízes das marchas militares, o Festival de Fanfarras reuniu as principais bandas de percussão de Ladário e Corumbá na noite de sexta-feira, 7 de setembro, diante do palco montado na avenida 14 de Março com rua Riachuelo, dentro das comemorações dos 234 anos de Ladário. Apresentaram-se dez bandas de percussão – cinco de escolas de Ladário e outras cinco de Corumbá, algumas delas donas de uma história de conquistas, com títulos nacionais, estaduais e municipais, outras que agora começam a dar os primeiros passos na avenida.

A nova fanfarra da Escola Marquês de Tamandaré, criada em 2011, abriu o evento. Com regência do instrutor Isac Franca e coordenação do professor Robson Barros, a banda conta com 35 componentes e segue o estilo clássico, com instrumentos provenientes do programa Mais Educação. festival. A Banda de Percussão do Colégio São Miguel, com regência de Lino Gastão, também arrancou muitos aplausos do público.

Banda Pérola do Pantanal integra estudantes da comunidade jovem de Ladário

Um momento de muita emoção para o público foi a apresentação da nova Banda de Percussão Pérola do Pantanal, criada em julho de 2011 pela Prefeitura por meio da Fundação de Cultura e Esportes de Ladário. A banda reúne alunos de todas as escolas ladarenses e tem Dannier Souza Paes como instrutor. Com 62 integrantes, surgiu como o objetivo de integrar e atender a comunidade jovem, como forma de expressão da arte e da música, transmitindo valores de disciplina e companheirismo.

Bandas como a Águias da Real, da Escola Estadual 2 de Setembro, que ficou desativada durante onze anos e foi recomposta em 2011, voltou a se apresentar diante do bom público que compareceu ao festival. Em 1997, a Águias da Real foi campeã estadual em Dourados e em 1999 campeã nacional do concurso realizado em Campo Grande.

A Fanjab, Banda de Percussão da Escola Municipal João Baptista, a maior unidade da Rede Municipal de Ensino, conta com 44 alunos, regida pelos instrutores Alexandre Pereira Braga Neto e Ivomar Arruda. Muitos dos alunos que pertencem à fanfarra fazem parte do programa Mais Educação. “Os que mais se destacam nas salas de aula estão na fanfarra, é uma forma de incentivar o aluno a se aplicar mais nos estudos”, ressaltou a gestora da escola, Sara Regina Santos de Almeida.

A Banda de Percussão Águias de Fogo, da Escola Estadual Otacílio Faustino de Silva, fundada em 1993, trouxe a Ladário sua bagagem de quase vinte anos de apresentações e muitas conquistas. A banda foi tricampeã do Concurso Municipal de Bandas e Fanfarras de Corumbá em 1997, 2002 e 2003. Conta com 40 integrantes no corpo musical e 17 na linha de frente, e tem como coreógrafos e percussionistas Marcelo Samaniego, Marcos Paulo de Oliveira e Sullyvan Arruda.

A Banda de Percussão Fanthercia, da Escola Estadual Nathercia Pompeo dos Santos, fundada em 1998, mais uma vez se destacou com sua coreografia vigorosa e a regência de Frank Salvatierra Nery. Também de Corumbá brilharam a Banda de Percussão da Escola Municipal Delcidio do Amaral, com 31 componentes, regida pelo instrutor Rudney Correa; a Banda da Escola Municipal Clio Proença, a escola do bairro Guanã II, parte alta corumbaense, regida pelo instrutor Adriano Assad; e a Banda da Escola Estadual Gabriel Vandoni de Barros, com regência do instrutor Max Nunes. Um show com muito requinte em que todos fizeram questão de presentear a cidade aniversariante, que por sua vez entregou a cada regente um troféu e um certificado de participação. (Nelson Urt/Assessoria da Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação