Ladário

Ações de combate à dengue geram resultados positivos em Ladário

Bloqueios foram realizados em endereços onde foram notificados os casos suspeitos (Foto: Marcus Vinícius Boaventura)

 

Agentes realizam bloqueio com inseticida (Foto: Marcus Vinícius Boaventura)
Bloqueios foram realizados em endereços onde foram notificados os casos suspeitos (Foto: Marcus Vinícius Boaventura)

A dengue é uma doença séria que pode matar. Por isso, a Prefeitura de Ladário, através da Secretaria de Saúde tem realizado ações na tentativa de prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti e, com isso, diminuir os casos da doença no município.

Ações de combate reunindo agentes de endemias e militares da Marinha, cedidos pelo comando do 6º distrito naval, percorreram todos os bairros da cidade, durante o período de 16 a 31 de janeiro, recolhendo nos quintais das residências e de terrenos baldios objetos que podiam servir como criadouro do mosquito da dengue. Nesta ação foram recolhidos 92 toneladas de lixos e entulhos e contou ainda com o apoio da iniciativa privada de Ladário que cedeu maquinário e pessoal para ação.

Ações de bloqueio com inseticida estão sendo realizadas num perímetro de 9 quadras do endereço onde foram notificados os casos suspeitos de dengue.

O Comitê Municipal de Combate à Dengue, presidido pelo vice-prefeito, Sampaio Júnior, criado em janeiro pelo Prefeito José Antonio Assad e Faria, tem realizado reuniões envolvendo diversos setores da sociedade civil, além de palestras de sensibilização nas escolas afim de buscar envolvimento da comunidade escolar no combate à doença.

E ainda, o carnaval de Ladário deste ano apresentou como tema “Aqui até a natureza cai no samba e todos combatem o mosquito da dengue’’, buscando a massificação e adesão da campanha de combate à dengue.

O resultado destas ações já começam a aparecer com a redução dos casos suspeitos notificados. Se comparando os 116 casos suspeitos notificados da 3ª semana epidemiológica, compreendido entre 14 a 20 de janeiro, o mais alto até o momento, com os 91 casos da 6º semana, de 04 a 10 de fevereiro, a redução dos casos chega a 12%.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria do Estado de MS, Ladário saiu do 2º lugar para ocupar o 5º lugar, com 568 casos notificados. (Assessoria de Comunicação / Jaqueline Santiago)

 

Por: Da Redação