Após quatro meses de uma campanha vitoriosa da FETEMS, iniciada no mês de outubro de 2012, envolvendo os 72 SIMTEDS afiliados, o Governo do Estado cumpriu o último ponto do Pacto de Valorização da Educação Pública.
O documento foi assinado após uma intensa pressão dos Trabalhadores em Educação, capitaneada pela Federação. O ponto culminante da mobilização seria uma grande passeata no dia 18 de outubro nas ruas da Capital. Isso fez o Governo retroceder, acatar as reivindicações da categoria e admitir que existe agora um novo cenário na educação pública sul-mato-grossense: Uma Entidade ainda mais forte em defesa da educação pública,dos professores e dos funcionários administrativos.
O último ponto que faltava do Pacto de Valorização era o Concurso Público para o Magistério. A autorização foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado, (página 1), com o lançamento do edital previsto para o dia 28 de fevereiro. Nesse dia será realizado um ato público na Federação, às 19:30h, com a presença de trabalhadores em educação de todo o MS, para que seja assinado o edital do concurso dos professores.
Para o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a estratégia adotada pela Federação nas redes sociais, na mídia e o fundamental trabalho dos SIMTEDS junto a base, fez o Governo do Estado retroceder diante da força demonstrada através da intensa participação dos trabalhadores e trabalhadoras em educação. “A perseverança de todos não nos fez desistir diante das dificuldades e desafios. Conseguimos aprovar todas as nossas reivindicações, ponto a ponto. O governo sempre foi intransigente para adotar 1/3 de hora atividade e nem cogitava debater a unificação de carreira. Hoje essas conquistas estão solidificadas em lei”, ressaltou.
Conforme explicou o presidente da Federação, após a publicação do edital, a entidade já começará a debater com a SED (Secretaria Estadual de Educação), a realização do concurso dos funcionários administrativos em educação. “Avançamos nas conquistas e vamos continuar lutando para conseguirmos mais melhorias para a carreira dos trabalhadores em educação e para a qualidade do ensino público”, disse Roberto Botareli.
Veja os pontos da histórica conquista
-Unificação da Carreira dos funcionários administrativos;
-1/3 de hora atividade para 2014;
-Concurso público para professores e administrativos;
-Aumento das vagas para promoção funcional;
-Política Salarial para 2013 e 2014;
-Desmobilização da ADIN 4848.
Por: Da Redação