O Teatro Imaginário Maracangalha, de Campo Grande, se apresenta hoje (30) em Ladário, a partir das 17h30min, na Praça Nossa Senhora dos Remédios, com o repertório “TEKOHA – Ritual de vida e morte do Deus Pequeno” – teatro de rua em cortejo que narra à trajetória do líder indígena guarani Marçal de Souza e sua resistência histórica na luta pela terra e direitos dos povos indígenas.
A peça teatral faz parte da programação do 9º Festival América do Sul.
A palavra que dá nome ao espetáculo, TEKOHA, tem um significado muito peculiar para o povo Guarani. “Teko” significa modo de estar, sistema, lei, hábito, costume. TEKOHA, assim, refere-se à terra tradicional, ao espaço do pertencimento da cultura guarani. É no Tekoha que os guarani vivem o seu modo de ser.
A história de vida do líder Marçal de Souza tem a dramaturgia e encenação criada em processo colaborativo, tendo como linha condutora a vida, luta, morte e o conflito no julgamento, além de uma leitura contemporânea do papel de instituições como imprensa, igreja, poder público e latifúndio, envolvidas no contexto de sua morte.
Por: Douglas Assad Arruda