CorumbáLadário

6° DN realiza Gincana de Pintura e Fotografia da Batalha Naval do Riachuelo

 

A Gincana de pintura e fotografia tem por finalidade retratar o Comando do 6° Distrito Naval e suas Organizações Militares subordinadas, incentivar e apoiar os Artistas Plásticos; promover o congraçamento entre eles e difundir a cultura na Região e em nossa Marinha.

A Gincana será realizada no dia 07 de junho de 2014 (sábado).

O evento é aberto ao público artístico em geral, sendo livre escolha do artista a criação da obra; no entanto, não serão aceitas obras que abordem aspectos ofensivos à moral e aos bons costumes; que façam apologia ao uso de drogas e/ou violência; e que ofendam a honra da Marinha do Brasil e os símbolos Nacionais.

As inscrições são gratuitas, e serão realizadas pelo preenchimento da ficha de inscrição no dia 07/06/2014, dia da Gincana, a partir das 08:00 horas, encerrando-se, impreterivelmente, às 08:40 horas do mesmo dia. Caso o número de inscritos não ultrapasse 10 artistas, o Comandante do 6° Distrito Naval poderá suspender o evento.

OBS: A confirmação da inscrição será através da identificação e autenticação do material do participante ou responsável no Hotel de Trânsito no próprio dia da Gincana. Para tanto, todos deverão estar portando documentos de identificação com fotografia, sem o qual a inscrição não poderá ser efetivada. Imediatamente após a confirmação da inscrição, o artista estará liberado para iniciar seu trabalho. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados por um adulto responsável.

Os trabalhos deverão ter como tema: “A MARINHA DO BRASIL NO COMANDO DO 6º DISTRITO NAVAL.”

Os participantes poderão escolher livremente o seu local de trabalho respeitando, obrigatoriamente, e sob pena de desclassificação, os limites da área demarcada para o evento.

A Gincana será constituída de duas modalidades: PINTURA e FOTOGRAFIA, com categorias livres.

1- MODALIDADE DE PINTURA:

1.1 – Os trabalhos terão início às 09:00 horas, a partir do ato da inscrição do artista. A entrega dos trabalhos para julgamento deverá ser efetuada até às 16:00 horas do mesmo dia, no local da inscrição, não havendo, sob quaisquer hipóteses, concessão de tempo adicional. Não serão considerados para julgamento os trabalhos que, atingindo o horário de 16:00 horas, não estiverem no salão principal do Hotel de Trânsito, ou que estando no salão estejam sendo retocados.

1.2 – Os trabalhos, bem como os cavaletes, suportes e pranchas utilizadas durante o julgamento, não deverão ter assinatura ou quaisquer símbolos que identifiquem seu autor. Os trabalhos não poderão estar emoldurados para entrega à Comissão Julgadora.

1.3 – Todos os participantes deverão arcar as despesas decorrentes de sua própria participação na gincana, devendo fazer uso de seus próprios materiais e terão seus respectivos suportes de trabalho (tela, tinta, papéis para esboços ou estudos preliminares) autenticando no ato da inscrição. Serão desclassificados todos os participantes que durante a Gincana estiverem tralhando com suportes, esboços ou rascunhos que não sejam devidamente autenticados.

1.4 – Cada participante poderá autenticar até dois suportes de trabalho, exceto os suportes usados exclusivamente para rascunhos ou esboços, que estarão limitados a um máximo de cinco e também serão autenticados. O participante poderá escolher apenas um único trabalho, para ser entregue à Comissão Julgadora, estando os outros trabalhos, automaticamente, desclassificados.

1.5 – Os participantes poderão ser observados durante a Gincana por qualquer membro da Comissão Organizadora visando verificar o fiel cumprimento deste regulamento por parte dos artistas. É vedada, sob quaisquer hipóteses, a observação dos trabalhos em andamento por parte de qualquer membro da Comissão Julgadora.

1.6 – A Comissão julgadora será composta por convidados de renome das Artes e Militares pertencentes a esta OM, a critério do Comandante do 6° Distrito Naval. Que após criteriosa avaliação, elegerá o trabalho considerado vencedor da Gincana, este que irá receber o “Prêmio de Aquisição”. O resultado e a premiação da Gincana será realizada em Cerimônia em frente ao Pórtico no dia 11 de junho (sábado) às 09:00hs. Será classificada a melhor obra que receberá prêmio da seguinte forma: 1ª Colocado: prêmio de valor equivalente a R$ 300,00 (trezentos reais). Os trabalhos serão expostos do dia 11 de junho no Hotel de Trânsito; e

1.7 – Todas as obras concorrentes, premiadas ou não, passarão a ser de propriedade da Assessoria  de Relações Públicas do Comando do 6º Distrito Naval, que poderá dispor deles conforme desejar;

1.8 – O ato de inscrição na Gincana implica, por parte do artista ou seu preposto, na aceitação tácita de todas as regras contidas neste regulamento, e de todas as decisões da Comissão Organizadora, decorrente de quaisquer questões porventura não previstas neste regulamento, e autoriza a o uso da imagem da obra e do artista para efeito de divulgação.

1.9 – Dia: 07 de junho de 2014 (sábado). Inscrições: no Hotel de Trânsito dia 07/06/2014 das 08:00 às 8:40hs. Almoço: 11:00 às 13:00 (opcional). Entrega dos Trabalhos: até ás 16hs. Premiação: dia 11 de junho às 07:30hs. E-mail: gissele@6dn.mar.mil.br. Telefone: (67)3234-1006.

2- MODALIDADE DE FOTOGRAFIA:

2.1 – Poderão se inscrever na Gincana na modalidade de Fotografia sobre o tema “A MARINHA DO BRASIL NO COMANDO DO 6° DISTRITO NAVAL” todos os militares da ativa e reserva, bem como os servidores civis e o público civil em geral;

2.2 – Para este Concurso, deverão ser enviadas fotografias que revelem os aspectos pitorescos, paisagísticos, históricos e marinheiros das atividades relacionadas à “ MARINHA DO BRASIL NO COMANDO DO 6º DISTRITO NAVAL”, com o propósito de reunir um acervo de fotografias e divulgá-las através de exposições e/ou páginas da internet/intranet do Com6DN;

2.3 – Cada participante poderá inscrever no máximo três trabalhos de sua autoria. Serão aceitas fotografias individuais em cores e p&b, ampliadas em qualquer tipo de papel fotográfico, atendendo às seguintes condições:

a) o tamanho das fotografias deve ser de 20x25cm;
b) o número máximo permitido de obras fotográficas por concorrente é três (03);
c) a técnica para a criação da obra é livre, podendo ser usado qualquer tipo de mídia fotográfica, de lentes, de filtros especiais, de ampliação, de cortes, etc. Fica proibido, entretanto, o uso de fotomanipulação eletrônica por computador, estando o concorrente sujeito à desclassificação;
d) para identificação da autoria das fotos, fica valendo a declaração do candidato na ficha de inscrição. Se for apurada a não veracidade, automaticamente a obra será desclassificada.
e) Somente serão aceitas inscrições de trabalhos inéditos.

2.4 – Os trabalhos terão início às 09:00 horas, a partir do ato da inscrição do artista. A entrega dos trabalhos para julgamento deverá ser efetuada até às 16:00 horas do mesmo dia, no local da inscrição, não havendo, sob quaisquer hipóteses, concessão de tempo adicional. “Não serão considerados para julgamento as obras fotográficas que, atingindo o horário de 16:00 horas, não estiverem no salão principal do Hotel de Trânsito em meio magnético ou já impressas em tamanho 20X25 cm”;

2.5 – Na fotografia não deverá constar nenhuma inscrição que identifique o nome verdadeiro do concorrente. A inclusão de um pseudônimo a ser escolhido pelo autor participante e o título para a fotografia é necessário. O participante deverá encaminhar um envelope lacrado, tendo escrito na parte externa apenas o pseudônimo escolhido e, em seu interior, a ficha de inscrição anexa a este regulamento, devidamente preenchida e assinada;

2.6 – O não cumprimento das instruções contidas nos itens 2.3 e 2.4 acarretará na desclassificação do participante.

2.7-Será classificada a melhor obra fotográfica que receberá prêmio da seguinte forma:

  • 1ª Colocado: prêmio de valor equivalente a R$ 300,00 (trezentos reais).
  • As fotografias serão expostas do dia 11 de junho no Hotel de Trânsito; e
  • Todas as fotografias concorrentes, premiadas ou não, passarão a ser propriedade da Assessoria  de Relações Públicas do Comando do 6º Distrito Naval, que poderá dispor delas conforme desejar.

O regulamento será disponibilizado da página Comando do 6º Distrito Naval: com6dn.mar.mil.br.

 

Por: Da Redação