Ladário

“Encanta seus Versos” proporcionou viagem pela história de Ladário

Apresentações animaram público na primeira noite especial de Natal

 

Apresentações animaram público na primeira noite especial de Natal
Apresentações acontecem no palco montado na Avenida 14 de Março

Os ladarenses que presenciaram o espetáculo especial de Natal, que teve início na noite desta terça-feira (17) ficaram encantados com as histórias levada ao palco, montado na Avenida 14 de Março, pelos alunos do Projeto Semear. Com o tema “Encanta em Seus Versos” o público pode viajar e conhecer um pouco da cultura desta cidade e de seu povo. A cada apresentação, uma emoção ao relembrar o desenvolvimento de uma das cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul.

“Encanta em Seus Versos” que teve o objetivo de mostrar tudo que foi aprendido pelos alunos ao longo de 2013, através de uma linguagem popular, reuniu cada pedacinho da cidade em cima do palco, contado e cantado pelas crianças. Deixando a noite mais animada, a orquestra composta pelos alunos do Projeto Semear embalou o público com músicas que fizeram parte da história da cidade.

A abertura ficou por conta do poeta da terra, Acylino Ferreira de Lima, conhecido como Chumbo Grosso, recitando uma poesia de amor a Ladário e relembrando os trabalhos dentro das fazendas do Pantanal. Em seguida, uma homenagem as mulheres que ajudaram a enriquecer a cultura da cidade, “As Lavadeiras”, pois elas prestavam serviço aos homens da Marinha do Brasil. Abençoando a cidade, a Imagem de Nossa Senhora dos Remédios ganhou vida na interpretação dos alunos. Uma benção foi derramada para o público e toda população.

Levantando o público com as Polcas paraguaias e com a participação dos Cururueiros representados pelo “Seo” Sebastião, mestre artesão que ganhou reconhecimento nacional em 2013, pela Confecção da Viola de Cocho, e pelo Prêmio Culturas Populares, Edição Mazzaropi, promovido pelo Ministério da Cultura, as mães que fazem parte do Semear, apresentaram uma coreografia impecável arrancando muitos aplausos da platéia.

“Esse sentimento, nunca imaginei sentir, ver todos presenciando a apresentação, foi um orgulho. Comecei há participar este ano, tudo para acompanhar a minha filha que também está no palco. O que me chama mais a atenção é saber que eu faço parte desse presente para a população, e pela idade, contar a história do nosso passado é uma satisfação imensa, sensação de dever cumprido. Tenho orgulho da minha Terra”, falou a mãe e aluna do Projeto Semear, Rosalina D.L.G. Barcellos.

A emoção ficou por conta da recordação do “Cine Marinha”, antigo cinema extinto em junho de 1972. Os pequenos levaram o inesquecível “Charles Chaplin” para o palco, fazendo assim uma retrospectiva do cinema ladarense, frequentado por muitos casais e famílias da época.

O prefeito José Antonio Assad e Faria, destacou a importância de se lembrar o passado, contado por pequenos, futuro desta cidade. “As nossas crianças não só encantaram como também levaram a emoção para cada um que esteve presente nesta noite. Saber a história de um lugar, de um povo, de uma cidade é semear o futuro”, disse.

Encerrando a primeira noite de eventos especial de Natal do município, “Encanta em Seus Versos” relembrou os Antigos Carnavais, com Colombinas e Palhaços, dançando ao som de antigas marchinhas. O evento é promovido pela Prefeitura através das Secretarias e Fundações.

 

Por: Da Redação