Estado

Zeca do PT luta por melhores condições de vida para imigrantes haitianos em MS

 

Representantes da embaixada do Haiti no Brasil estão em Mato Grosso do Sul para discutir a realidade vivida pelos imigrantes haitianos no Estado, que se intensificou nos últimos anos após o terremoto que devastou a ilha caribenha.

Já são cerca de 1.500 imigrantes que vivem em terras sul-mato-grossenses em estado de vunerabilidade, assombrados pelo preconceito. A visita foi motivada pelo deputado federal Zeca do PT, que levou ao conhecimento do embaixador Haiti em Brasília (DF) as condições relatadas pelas comunidades de imigrantes haitianos de MS.

“Os imigrantes haitianos estão vivendo nas periferias de Mato Grosso do Sul sofrendo todo tipo de preconceito, humilhações e intolerância, além de estarem em sub-empregos. Pude constatar essas situações após visita a comunidade haitiana em Três Lagoas. Com esses relatos fui até a Embaixada do Haiti em Brasília e expus essa situação. O embaixador Madsen Cherubin se comprometeu a mandar um representante para que pudessemos discutir e encontrar soluções para amenizar esses problemas. Hoje foi a primeira reunião entre os representantes da Embaixada e a comunidade haitiana de Três Lagoas, fruto do nosso trabalho para diminuir o sofrimentos deste povo”, comentou Zeca do PT.

Trabalho

Para os representantes da entidades sindicais que participaram desta reunião em Três Lagoas, a grande dificuldade para que os haitianos consigam empregos é a informalidade, com documentos vencidos ou sem documentos muitos perdem oportunidades de trabalho. Outro ponto levantado na reunião foi a falta de qualificação profissional, que poderá ser suprimida com uma possível parceria com o Instituto Federal de Educação de Três Lagoas.
A próxima reunião do representante do governo do Haiti em Mato Grosso do Sul será nesta quarta-feira (27), às 10 hs, na Casa da Cidadania em Campo Grande (MS). (Assessoria de Imprensa PML)

 

Por: Da Redação