Estado

Simone abaixo do esperado e PT ‘cristianizado’: deputados avaliam números DATAmax

 

A candidata do PMDB ao Senado, Simone Tebet, deveria estar com uma margem de vantagem maior nas intenções de voto, ao passo que o candidato do PT, Ricardo Ayache, tem bons números para o pouco tempo de campanha até o momento.

Estas foram algumas análises feitas por deputados estaduais, na manhã desta terça-feira (15), sobre pesquisa DATAmax da corrida ao Senado, publicada na segunda-feira (14). No levantamento, Simone aparece com 44,2%, seguida por Alcides Bernal, 31,8%, e Ayache, 4,9%.

“A Simone, pelo poder da coligação e o prestígio do André (Puccinelli, governador e apoiador da candidatura), deveria estar com 70%”, analisou o deputado estadual Zé Teixeira (DEM).

O petista Pedro Kemp mostrou otimismo com relação aos números de Ayache. “A pesquisa é excelente, considerando que a campanha começa agora e ele é uma figura nova. O discurso é muito bom dentro do que o partido defende”, disse o deputado, completando que o candidato petista ao Senado “vai crescer muito ainda”.

Para o deputado estadual Carlos Marun (PMDB) a pesquisa surpreendeu. Na visão do peemedebista, Ayache foi ‘cristianizado’ pelo PT. Na prática, a análise sugere que os votos petistas estariam, na verdade, com Simone.

A expressão usada por Marun remete aos anos 50. Refere-se ao então candidato a presidente, Cristiano Machado, que formalmente tinha o apoio de seus correligionários, mas foi abandonado por seu partido nas eleições em detrimento da candidatura de Getúlio Vargas.

Paulo Corrêa (PR), cujo partido faz parte da aliança petista, vê diferente. “Está legal a pesquisa para quem é fato novo, como o Ayache. Os números estão bons para quem é candidato há 30 dias”, sintetiza o parlamentar.

O presidente regional peemedebista, Junior Mochi, acha cedo para as análises. “Só dá para ver quando todos realmente começarem a campanha, mas o número é muito bom”, disse ele. (Midiamax)

 

Por: Da Redação