Estado

DATAmax: confira os índices para disputa ao Senado nas cidades do interior pesquisadas

 

O levantamento feito pelo instituto DATAmax que mostra a intenção de votos dos eleitores sul-mato-grossenses para o Senado, indica diferença de 16,5 pontos percentuais entre Simone Tebet (PMDB) e Alcides Bernal (PP), se considerados apenas os 14 municípios do interior incluídos na amostra do segundo levantamento, realizado de 2 a 9 de julho.

A vice-governadora, com índice de 44,8%, é seguida pelo ex-prefeito Alcides Bernal (PP), que registra 28,30%.

A pesquisa ouviu 795 eleitores em Amambai, Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolândia e Três Lagoas. Registrada junto a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul sob o número 00020/2014, apresenta margem de erro de 2,5% e grau de confiança de 95%.

Em Amambai, a vice-governadora aparece com 46,70% de intenção de votos, o mesmo percentual em Miranda. Já nos municípios de Aquidauana e Corumbá os números também se repetem com o percentual de 35,60% de intenção de votos, onde apesar de positivo, são os menores índices da candidata. Simone alcança a liderança em Naviraí com 51,10%.

Em Paranaíba e Três Lagoas, Simone aparece com os maiores percentuais, sendo 66,70% em Paranaíba e 62,20% em Três Lagoas, onde foi prefeita por dois mandatos.

Alcides Bernal, que apresentou sua candidatura ao Senado no dia 30 de junho, disputa a preferência do eleitorado, e em alguns municípios a diferença entre ele e Tebet é mínima. Em Corumbá, cidade onde nasceu, Bernal alcançou 31,10% de intenção de votos enquanto que Simone surge com 35,60%, o que corresponde a 4,5 pontos percentuais. Já, em Sidrolândia, a diferença é de apenas 3,3 pontos, sendo que Simone apresenta 36,70% e Bernal alcança a liderança com 40%.

Em Amambai, Bernal tem 26,70% de intenção de votos, enquanto que em Aquidauana alcança 28,90%. Em Dourados, o ex-prefeito cassado em março deste ano, apresenta 32,80%, e 40% em Rio Brilhante. Os municípios em que o candidato progressista tem os menores resultados, segundo a pesquisa do DATAmax, são Paranaíba com 15,60% e Três Lagoas com 16,70%.

Os demais candidatos ao Senado, Antônio João (PSD) e Ricardo Ayache (PT) surgem na sequência na intenção de votos. O empresário Antônio João alcançou o maior percentual em Amambai com 10%, em seguida 9,30% em Ponta Porã e 6,70% em Corumbá, enquanto que nos municípios de Coxim, Paranaíba e Sidrolândia, o candidato não registrou intenção de votos.

Ayache surge com 17,80% de intenção de votos em Aquidauana, 12% em Ponta Porã e 6,70% em Coxim. Os municípios que o candidato petista apresenta os menores resultados são Nova Andradina com 2,20%, Amambai, Corumbá, Maracaju e Sidrolândia com 3,30%.

O vereador Gilmar da Cruz (PRB) aparece na pesquisa para o Senado. Em Três Lagoas, ele surge com 6,70% de intenção de votos, e em Nova Andradina com 4,40%, em Amambai, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã e Rio Brilhante, o candidato não registrou intenção de votos.

Gilmar da Cruz chegou a ser apresentado como candidato do partido ao Senado pela coligação com o PMDB, mas pressionado pela legenda, desistiu de sua candidatura. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 8 de julho.

A pesquisa está registrada junto a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul sob o número 00020/2014. A margem de erro de 2,5 pontos percentuais, para mais ou menos. O grau de confiança de 95%. (Midiamax)

 

Por: Da Redação