O senador Waldemir Moka (PMDB) foi homenageado pela Marinha do Brasil com a Medalha Ordem do Mérito Naval, em comemoração ao 146º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. A cerimônia foi realizada às 10 horas, na Escola Naval, em Brasília.
A condecoração homenageia autoridades, instituições, pessoas civis e militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham contribuído para divulgar e fortalecer as tradições da Marinha do Brasil.
Moka se disse feliz por receber a medalha na presença de autoridades como a presidente Dilma Rousseff, o vice Michel Temer, o mnistro da Defesa, Nelson Jobim, e os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).
“Agradeço à Marinha por essa homenagem. Sinto-me envaidecido por se tratar de instituição de grande respeito, com história brilhante de luta e na defesa da nossa soberania”, comentou o senador.
A Batalha do Riachuelo é considerada ação decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870) – o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas no novo mundo pela Guerra Civil Americana (1861-1865).
Por: Da Redação