BrasilEstado

Senador Moka quer saber posição do Itamaraty sobre brasiguaios

 

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) assinalou nesta quinta-feira (23) a importância da audiência que os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) terão com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Da tribuna, Moka afirmou que o Senado quer saber a situação dos brasiguaios, como são chamados os agricultores brasileiros que produzem há décadas no Paraguai.

Vice-presidente da Comissão, Moka afirmou que os senadores da CRA querem saber junto ao Itamaraty quais as providências já foram tomadas sobre a questão, ou quais as que podem vir a ser tomadas.

O representante sul-mato-grossense afirmou que os brasileiros foram produzir no Paraguai há mais de quatro décadas, a convite do governo daquele país. Hoje somam uma comunidade de 350 mil pessoas.

O senador lamentou que essas pessoas estejam agora sendo constrangidas e ameaçadas, sendo inclusive acusadas de falsificação de documentos. Ele também deplorou as ameaças dos trabalhadores sem-terra paraguaios, que acusam os brasileiros de se apropriarem do país.

O parlamentar saudou as decisões de reintegração de posse levadas a cabo pela Justiça paraguaia, mas lamentou que as autoridades “não esbocem qualquer reação” frente a invasões feitas em seguida.

O senador foi aparteado pelo colega Alvaro Dias (PSDB-PR), que também defende ação imediata do governo brasileiro para pôr fim ao impasse, que tem levado insegurança aos brasileiros radicados no Paraguai.

 

Por: Da Redação