Durante o Carnaval, entre os dias 18 a 22 de fevereiro, a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) trabalhou em caráter de plantão em todos os municípios em que atua, a fim de manter o abastecimento de água normalizado, atender às emergências e garantir a festa dos foliões. Nos municípios onde a população flutuante aumenta consideravelmente devido às festividades, a Sanesul preparou escalas de plantão especiais.
O município de Bonito foi uma das localidades que contou com uma equipe de plantão especial, devido ao aumento significativo da população, que recebe cerca de 15 mil foliões vindos de outras cidades – o equivalente a 150% da população urbana do município. Lá, funcionários da sede regional, em Jardim, e de Bonito realizaram manobras programadas de registros durante a semana que antecedeu as festas para garantir a reservação de água. Dessa forma, durante os dias de carnaval, os reservatórios se mantiveram em níveis superiores a 50%.
“Levando em consideração as ocorrências em Bonito nos últimos dias, quando chegamos a níveis bem baixos, causando grandes preocupações a esta regional, e para não sermos afetados com falta d’água, principalmente por ocasião do carnaval, nos deslocamos à unidade de Bonito e programamos manobras de registros”, informou o gestor operacional de Jardim, Tiago Gonçalves Moraes.
O diretor comercial e de operações da Sanesul, José Roberto Cardoso, acompanhou os trabalhos de monitoramento feitos pela regional. “Gostaria de elogiar o empenho e dedicação dos colegas da regional de Jardim, em especial aos colegas de Bonito, que depois de alguns anos com sérios problemas nesta época conseguiram manter a cidade abastecida, sem falta e água ou intermitência durante o aumento da população durante o Carnaval”.
Em Aquidauana, onde há incremento de cerca de 20% na população durante o carnaval, as equipes de plantão estiveram em alerta máximo. Nessa época do ano, além do aumento da população, faz muito calor na região e o consumo de água aumenta consideravelmente. Por esse motivo, o gerente regional Jonas Trindade reuniu-se com os funcionários das estações de tratamento e supervisores, não só de Aquidauana, como também dos municípios e distritos vizinhos, para cobrar uma maior atenção durante esses dias. “Em Piraputanga e em Camisão, também disponibilizamos caminhões-pipa para garantir que não faltasse água, pois a população desses distritos dobra no Carnaval”, informa Jonas.
De acordo com o gerente regional João Farias Barbosa, da Gerência Regional de Coxim, o município de Rio Verde também se preparou para receber a população flutuante, que aumenta cerca de 30% nessa época. “Nós definimos as escalas de plantão e nos preparamos para fazer manobras na rede para garantir a distribuição de água para toda a população de Rio Verde”, conta o gerente.
Em Corumbá, onde o aumento da demanda equivale a cerca de 20%, as equipes também ficaram de plantão para garantir os serviços aos foliões. “A distribuição de água em Corumbá, Ladário e Albuquerque transcorreu normalmente”, disse o gerente regional Sérgio de Araújo Philbois.
As equipes especiais de plantão visaram atender ao aumento das demandas da população durante o Carnaval. O plantão também monitorou o funcionamento dos sistemas produtores de água e dos sistemas de esgotamento sanitário.
Por: Da Redação