Missão de senadores da Rússia está no Brasil para aprofundar os debates sobre a possibilidade de aquele país acabar com as barreiras sanitárias impostas à carne brasileira. As restrições a esse produto tiveram aumento em 2011, causando forte queda na importação do setor.
Os parlamentares russos vão participar de reunião nesta terça-feira (3), às 15 horas, na Comissão de Agricutura e Reforma Agrária do Senado. O Ministério da Agricultura também participará, além de representantes do setor produtivo.
Presidida interinamente pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS), a comissão vai expor as medidas tomadas pelas autoridades sanitárias brasileiras para convencer os russos a retomarem os negócios comerciais com o Brasil.
“As barreiras são injustas porque a carne brasileira está entre as de melhor qualidade no mundo. Os russos vão sair daqui sabendo o que temos feito e a importância de eles terem o Brasil como parceiros”, avalia Moka.
Em 2011, a Rússia entrou para a Organização Mundial do Comércio (OMC). Havia expectativa de que, ao passar a fazer parte da OMC, os russos pudessem liberar a entrada de alguns produtos brasileiros, mas o protecionismo foi mantido.
Por: Da Redação