Estado

Moka diz, que sem dinheiro, prefeitos têm que ser criativos

 

Vice-presidente da Subcomissão de Assuntos Municipais do Senado, vinculada à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o senador Waldemir Moka (PMDB) afirmou nesta sexta-feira (16) que os prefeitos têm de ser criativos para conseguir executar projetos de interesse da população.

A declaração do senador foi feita durante solenidade da 8ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que destaca os administradores municipais que desenvolvem projetos de estímulo ao desenvolvimento dos pequenos negócios.

Moka diz que, sem recursos suficientes para manter serviços essenciais à população, os prefeitos têm sido obrigados a fazer gestão sem erros e com boa dose de criatividade. “As prefeituras têm sido cada vez mais exigidas, arcando com a responsabilidade de serviços que caberiam ao Estado e à União. Isso exige criatividade do gestor”, declarou.

O senador afirmou que, do bolo arrecadado com tributos no país, a União fica com 63%, os Estados com 24% e os municípios recebem apenas 13%. “Grande parte da receita tributária, em torno de 63%, fica com a União. E o que volta para as cidades em forma de benefícios é muito pequeno”, disse.

Os vencedores do prêmio foram os prefeitos Maurilio Ferreira Azambuja (Maracaju), Éder Uilson França Lima (Ivinhema), José Robson de Almeida (Aparecida do Taboado), Ricardo Fávaro Neto (Itaquiraí), Luiz Felipe de Magalhães (Chapadão do Sul) e Paulo Duarte (Corumbá).

 

Por: Da Redação