O Ministério da Integração Nacional anunciou nesta terça-feira (15) o empenho de R$ 4,7 milhões do programa Água para Todos para quatro assentamentos de trabalhadores rurais em Mato Grosso do Sul. O restante dos investimentos, que totalizam R$ 9,5 milhões, será empenhado no início do próximo ano.
A liberação dos recursos pelo Governo federal para o Água para Todos foi articulada pelo senador Waldemir Moka (PMDB) em conjunto com Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur).
De acordo com a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa, serão beneficiadas 300 famílias nos assentamentos Mutum, cuja área atinge Brasilândia, Santa Rita do Pardo e Ribas do Rio Pardo; Campo Verde, Nova Querência e Santa Mônica, todos em Terenos. “É um dinheiro muito bem-vindo, pois vai beneficiar trabalhadores que precisam desse atendimento”, afirma a secretária.
Moka diz que o programa deve resolver um dos mais graves problemas enfrentados pelos agricultores familiares, que é a falta de água. “O programa não se limita a possibilitar o acesso à água, mas também visa esclarecer os beneficiados sobre a importância do gerenciamento e funcionamento do sistema, garantindo utilização mais adequada dos recursos hídricos”, destacou.
A ideia do programa é garantir acesso à água para utilização nas atividades domésticas e produtivas, saneamento básico e criação de pequenos animais, divulgação de técnicas de irrigação, desenvolvimento do espírito associativo, redução do número de doenças em humanos e animais causadas por água contaminada e conscientização ambiental.
Por: Da Redação