Estado

FETEMS responde declaração de secretário do Governo do Estado

 

A Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) vem por meio desta nota pública contestar e desmentir a declaração, gravada em vídeo, do secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis, nesta terça-feira (5), durante reunião do Fórum dos Servidores, quando ele afirmou que o presidente da Federação, Roberto Magno Botareli Cesar, havia saído “contente” da última reunião com o Governo do Estado, sobre as questões da educação, no último dia 24 de abril.

Assim que terminou a reunião a FETEMS intensificou a campanha “15 de maio é o limite” para que o Governo do Estado cumpra as deliberações firmadas m um acordo firmado no dia 12 de fevereiro de 2015. Ao contrário do que disse o secretário, o presidente da FETEMS e toda a comissão que estava na reunião saíram preocupados com a falta de posição concreta dos representantes estaduais que participaram do debate.

Não vamos aceitar que nenhum representante governamental tire suas conclusões precipitadas e saia dando declarações a respeito de nossas posições, ainda mais quando suas próprias percepções são distorcidas e fogem totalmente da realidade. Consideramos essa atitude irresponsável e completamente intencional, portanto tomamos essa atitude de desmenti-la publicamente.
Reforçamos mais uma vez para todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação que a FETEMS tem lado e é o dos seus mais de 25 mil filiados e filiadas, se essa postura do atual Governo do Estado continuar não nos resta outra saída, se assim a base entender que é o caminho, de puxar uma grande mobilização contra qualquer tipo de retrocesso em nossos direitos e pela valorização da categoria.

Portanto seguimos mobilizados pelo cumprimento do prazo para o pagamento dos 10,98%, a porcentagem que falta para integralizar os 25,42% de reajuste dos professores conforme assegura a Lei 4.464/2013 e o pagamento de 1/3 da hora-atividade, estabelecido pela Lei complementar 165/2012. Outra bandeira de luta da FETEMS é a recomposição inflacionária aos servidores administrativos da educação, do período maio/2014 à abril de 2015.

A Federação está convocando os 73 SIMTEDs afiliados para participarem de uma Assembleia Geral no dia 14 de maio em Campo Grande. O local ainda será definido. Na pauta de debates, além do cumprimento da legislação do reajuste salarial, a discussão de alteração da lei para eleições dos diretores das escolas da rede estadual,

Outro ponto de luta é referente ao fato da Secretaria de Educação ter encaminhado minuta ao Projeto de Lei referente a eleição de diretores das Escolas Estaduais, que apresenta diversos retrocessos, como a não participação dos funcionários administrativos da educação no processo eleitoral, o fim das eleições diretas na educação especial, escolas integrais e indígenas, entre outras questões. (Assessoria de Imprensa FETEMS)

 

Por: Da Redação