Estado

FETEMS inicia o seu programa de formação sindical

 

Nesta segunda-feira (26), a partir das 8hs, a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) dá inicio aos trabalhos do seu programa de formação sindical 2012, em parceria com a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). A abertura será no auditório da Federação, em Campo Grande e contará com a participação de representantes dos 71 sindicatos de base afiliados a entidade, a diretoria e os vice-regionais da Federação.

O 1º Eixo do curso, que será realizado durante o primeiro semestre de 2012, é sobre Concepção Sindical. Neste primeiro momento, dias 26 e 27 de março, será realizado uma introdução à sociologia, já nos dias 23 e 24 de abril, o tema será Teoria Política, nos dias 28 e 29 de maio, Economia Política, nos dias 25 e 26 de junho, História do Movimento Sindical e Popular no Brasil e para encerrar o Eixo, nos dias 30 e 31 de julho, serão debatidas questões sobre a História do Movimento Sindical da Educação.

Na terça-feira (27), também a partir das 8hs, o Secretário de Formação da CNTE, responsável pelo desenvolvimento do Programa de Formação da Confederação em todo o país, Gilmar Soares Ferreira, participará das atividades do programa de formação da FETEMS, com o intuito de aprofundar o debate sobre sociologia com os participantes do curso.

Para o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a formação sindical é fundamental para a Federação, pois é através dela que os sindicalizados se preparam para a luta. “Investir em formação sindical é preparar os dirigentes e lideranças para atuação, de forma organizada e com conteúdo, nos seus sindicatos, no local de trabalho e na sociedade como um todo”, disse.

De acordo com a secretária dos Especialistas em Educação e Coordenadores Pedagógicos da FETEMS, Sueli Veiga Melo, que está na coordenação do programa de formação, o curso exigirá, de todos os participantes, vontade de estudar, dedicação para trabalhar em grupos, habilidades para o debate e o compromisso de multiplicar o conteúdo no seu município. “Nosso objetivo é formar educadores sindicais para atuar como formadores nas suas cidades, nos sindicatos e outros locais de atuação. Queremos montar uma rede de sindicalistas qualificados, pois isso com certeza potencializa a atuação e intervenção dos trabalhadores em educação na sociedade”, afirma.

 

Por: Da Redação