Corumbá

Taquari: ações avançam para acelerar licenciamento das intervenções

 

Reunião na Embrapa Pantanal, na sexta-feira, definiu o norte das primeiras ações visando a recuperação do Rio Taquari, que está em processo de assoreamento, com base em estudos encomendados pelo governo federal desde 2008. O próximo passo será garantir recursos para elaboração do projeto executivo, no segundo semestre, e incluí-lo no orçamento da União de 2014.

A reunião contou com a participação da chefe da Embrapa Pantanal, Emiko Kawakami Resende, e do coronel Ângelo Rabelo, assessor do senador Delcídio do Amaral. Presentes ainda produtores rurais do Pantanal, técnicos da empresa que realizou o diagnóstico ambiental da bacia do Rio Taquari; o presidente da ONG SOS Pantanal, Daniel Marinho, e a vereadora Cristina Lanza (PT).

Licenciamento

Ficou definido que a prioridade será a elaboração do termo de referência, com o conhecimento da Embrapa Pantanal da região afetada, para embasar o processo de licenciamento ambiental das intervenções, de competência do Ibama. A Embrapa Pantanal também contribuirá com seus estudos complementares para formatação do projeto executivo. O objetivo é acelerar o processo de licenciamento.

O representante do senador Delcídio do Amaral disse que os demais senadores de Mato Grosso do Sul (Waldemir Moka e Ruben Figueiró) estão empenhados na viabilização do projeto de recuperação do Taquari e o trabalho parlamentar, a partir de agora, será garantir verba para as primeiras ações ainda no segundo semestre. Ângelo Rabelo informou que o Governo do Estado vai contratar o Eia-Rima.

Pulso de inundação

Durante a reunião, a chefe da Embrapa Pantanal, Emiko Resende, enfatizou que as ações de desassoreamento do canal do rio, manutenção das margens e matas ciliares tem como ponto fundamental a recuperação do pulso de inundação – cheia e seca – da bacia, conciliando interesses dos fazendeiros, da comunidade pesqueira e em cumprimento as normas ambientais explicitadas pelo Ministério Público.

O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Rodrigues Leite, participou do encontro e destacou o empenho dos órgãos envolvidos e dos senadores em viabilizar tecnicamente e financeiramente o projeto de recuperação do Taquari. “Estamos caminhando para uma solução”, disse ele. Presentes também os pecuaristas Manoel Martins, Armando Lacerda e Emílio César Miranda de Barros.

 

Por: Da Redação