Corumbá

Sebrae oferece curso para piloteiros no município de Corumbá

 

A piranha é um dos peixes mais abundantes na região do Pantanal e também um dos mais desvalorizados. Para agregar valor à carne do animal, o Sebrae em parceria com entidades e empresas privadas elaborou o Projeto Pirangueiro.

O projeto tem o objetivo de capacitar piloteiros de barcos de pescas em Corumbá e região para produzir sashimi com a carne da piranha durante as pescarias com os turistas.

De acordo com Weksley Gonçalves de Lima, técnico do Sebrae, alguns dos profissionais já praticavam esse serviço de culinária durante a pesca, mas sem nenhuma capacitação e conhecimentos específicos.

“O curso vai ensiná-los técnicas de filetagem e de preparo do sashimi e orientá-los sobre as condições de higiene necessária para o consumo do alimento”, diz Weksley.

Os participantes receberão um kit com a camiseta do projeto, caixa térmica, tábua, faca, luva e cartilha com instruções para a produção da iguaria.

O curso irá acontecer para duas turmas, de 15 pessoas cada, nos dias 13 e 14, em Corumbá. É destinado a piloteiros formalizados e será ministrado pelo chef do Senac, Marcílio Galeano. O cozinheiro ficou conhecido ano passado por ter participado do reality show Super Chef, no programa da Ana Maria Braga, da TV Globo.

O projeto tem como parceiros: Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo, Senac/Fecomercio, Instituto Homem Pantaneiro, Cooperativa Moinho, Atacado Bate Forte, Comper, Fort Atacadista, Grupo Pereira, Massas Renata e Sakura.

Serviço

As inscrições devem ser feitas na sede do Sebrae Regional Pantanal, que fica à Avenida Rio Branco, 1180, Bairro Universitário, em Corumbá. Mais informações pelo telefone (67) 3907-5220.

 

Por: Da Redação