Corumbá

Ruiter e Paulo discutem saúde, carnaval e reforma administrativa

Reunião aconteceu nesta quinta-feira na Prefeitura (Foto: Clóvis Neto)

 

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) recebeu nesta quinta-feira (18) o prefeito eleito de Corumbá, Paulo Duarte (PT), para a primeira reunião sobre transição administrativa do município. Após oito anos, Ruiter passa a administração da cidade no dia 1º de janeiro de 2013 para Duarte, eleito no último dia 07 com 53,77% dos votos.

“Essa foi a primeira conversa. Tratamos de vários assuntos e buscamos objetivamente definir a equipe de transição. É fundamental que isso ocorra para que o próximo prefeito tenha conhecimento de como estão as coisas, como ele vai receber a Prefeitura, quais os projetos em andamento, e o que pode ou não ser modificado dentro da proposta que ele apresentou”, comentou Ruiter.

A saúde pública, o carnaval de 2013 e uma possível reforma administrativa foram os principais temas do encontro. “Dizia ao Paulo a questão da definição do Hospital, por exemplo. É uma situação que temos que apresentar logo a ele para que possamos definir o que vai ser adotado na política referente à Santa Casa”, continuou o prefeito. Hoje a unidade hospitalar é administrada por uma Junta Interventora definida pelo prefeito.

“Temos também, já no início de fevereiro, o carnaval. Então é fundamental que ele tenha condição já de avaliar o que será desenvolvido, porque se for assumir e esperar 1º de janeiro para iniciar todos os procedimentos licitatórios, isso provavelmente não daria para se fazer a festa”, complementou. O carnaval de Corumbá é o maior do Mato Grosso do Sul e atrai milhares de turistas para a região todos os anos.

Reunião aconteceu nesta quinta-feira na Prefeitura (Foto: Clóvis Neto)

Outra questão tratada durante e a reunião – e que será aprofundada pela equipe de transição – é a reforma no atual organograma da administração municipal. “É preciso ter o conhecimento de como funciona hoje para promover essas alterações. Isso precisa ser votado pela Câmara, mudado através de Lei”, lembrou Ruiter.

A intenção é encaminhar a proposta ao Legislativo o mais breve possível. “Até para iniciar o novo orçamento já com essas modificações e garantir que não haja problema na execução orçamentária do ano que vem”, completou o chefe do executivo corumbaense. “São essas as medidas mais urgentes. Mas também falamos sobre os projetos que estão sendo tocados e os recursos que estão em tramitação”, finalizou.

Paulo Duarte, por sua vez, assegurou a manutenção de vários projetos implantados pela atual administração. “Depois de eleito essa é a primeira conversa oficial que estou tendo com o Ruiter é muito daquilo que a gente pregou durante toda a campanha. Enquanto os adversários a todo momento queriam colocar Corumbá como uma terra arrasada, onde nada servia, que estava tudo acabado, nós não. Desde o começo sustentamos que nossa candidatura, as nossas propostas, eram de fazer aquilo que vem sendo feito de forma positiva, que é bem avaliado, vai ser continuado com toda a tranquilidade”.

“Temos que nos preocupar em fazer uma administração voltada às pessoas. Então hoje discutimos sobre várias áreas, como projetos que estão em andamento e que vamos dar sequência. Falamos muito hoje aqui de uma questão fundamental e prioritária para todos nós, que é a Saúde. É um assunto extremamente complexo e que a gente precisa não só tomar conhecimento de detalhes, mas também dar continuidade naquilo que está sendo feito”, reforçou o prefeito eleito.

Administrativo

Duarte também comentou sobre os servidores municipais. “Não podemos achar, como alguns políticos de vez em quando agem, como se o mundo estivesse começando ali. Nós não. Vamos com toda a tranquilidade, até para tranquilizar os servidores públicos, respeitar muito quem toca a máquina e dar sequência naquilo que vem sendo feito de forma positiva. Aquilo que concluirmos que precisa ser alterado, vamos alterar com conhecimento”.

A respeito da reforma administrativa, o prefeito eleito garantiu que qualquer mudança será feita para beneficiar a população corumbaense. “Todas aquelas eventuais alterações que a gente pensa na administração, vamos antes discutir com a atual equipe de governo, porque vamos fazer alterações desde que não haja prejuízos na questão de atendimento a população e também pensando nas questões de caráter orçamentário”, afirmou.

“Em todas as eventuais alterações, o objetivo é um: buscar melhorar a qualidade do atendimento prestado à população. Esse é o principal objetivo, por isso a importância de, desde agora oficializada a equipe de transição, a gente se debruçar sobre os projetos que estão em andamento, que são vários e em diferentes áreas, e que vamos buscar dar sequência, e ver o que tem que ser feito para que não percamos o andamento desses projetos e recursos”, finalizou o futuro prefeito de Corumbá.

 

Por: Da Redação