Corumbá

Ruiter anuncia construção da Capela de Nossa Senhora do Pantanal

 

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira anunciou nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro, a construção da Capela Nossa Senhora do Pantanal. Foi após a realização da Missa em Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora da Candelária, em comemoração a mais um aniversário de Corumbá que, nesta data, celebra 234 anos de fundação.

O anuncio foi um dos destaques do ato religioso comandado pelo padre Fábio Vieira. Na oportunidade, Ruiter assinou o decreto nº 1.082, de 21 de setembro de 2012, criando a comissão municipal que será responsável pela captação de recursos para a construção da Capela Nossa Senhora do Pantanal.

A decisão do prefeito foi tomada com base ao fato de que em 21 de setembro de 2001, o então Bispo Diocesano de Corumbá, Dom Milton Antônio dos Santos, por meio de Decreto, ter oficializado mais um título da Mãe de Jesus: Nossa Senhora do Pantanal, declarando-a Padroeira do Pantanal.

Ao tomar esta decisão, Ruiter considerou também o fato da Associação Comercial e Industrial de Corumbá ter instituido a imagem de Nossa Senhora do Pantanal como o presente oficial da Casa, com o qual já foram agraciadas várias personalidades locais, estaduais e nacionais.

Outro fato que pesou foi a Lei municipal nº 2.125, de 8 de dezembro de 2009, consagrando o dia 21 de setembro à Nossa Senhora do Pantanal, como Padroeira do Pantanal, incluindo a data no Calendário Municipal de Eventos.

O prefeito lembrou o lançamento da pedra fundamental para construção da Capela, ocorrido em 2009, uma ação em parceria da Prefeitura e a Diocese de Corumbá. A capela será construída em uma área no Conjunto Piúva, ao lado da Escola Cássio Leite de Barros.

Ruiter explicou que a instituição desta comissão para arecadar recursos, se deve justamente ao fato que o Município não pode construir templos religiosos com o emprego de recursos públicos, em virtude de expresso impedimento da legislação.

Desta forma, a comissão será responsável pela articulação com pessoas físicas e/ou jurídicas, que tenham condições de realizar doações de recursos financeiros e materiais, para a construção da Capela; estabelecimento de contatos, visitas e encontros com profissionais e veículos de comunicação, visando a dar ampla divulgação às ações de captação de recursos.

Será responsável também pela realização de festas e eventos, para angariar recursos e divulgar a campanha em prol da construção da Capela; prestação de contas de seus trabalhos e a garantia de total transparência às suas ações; e acompanhamento e a fiscalização da regular aplicação dos recursos arrecadados na efetiva construção da Capela.

A comissão

Ainda na Igreja Nossa Senhora da Candelária, Ruiter assinoiu outro decreto, nº 1.038, nomeando os integrantes da comissão que está formada pelo padre Francisco Fábio Vieira, como representante da Diocese de Corumbá; pelo subsecretário de Relações Institucionais Lamartine Figueiredo Costa, como representante da Secretaria Municipal de Gestão Governamental; por Leonilde Clara Melo Antunes Lito, da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, e por Marco Antônio Freire de Barros, como representante do Sindicato Rural de Corumbá.

 

Por: Da Redação