Corumbá

Projeto retoma da Sanesul o serviço de água e esgoto para o município de Corumbá

Marcelo Iunes (PSD) e Carlos Alberto Machado (PT), apresentaram projeto de lei que garante a retomada do sérviço autônomo de água e esgoto para o município

 

Os vereadores Marcelo Iunes (PSD) e Carlos Alberto Machado (PT), presidente e 1º vice-presidente da Câmara Municipal, apresentaram projeto de lei que garante a retomada do sérviço autônomo de água e esgoto para o município, hoje de responsabilidade da Sanesul.

O projeto autoriza a prefeitura a criar a Águas de Corumbá, empresa estatal, de economia mista ou fundação, com o objetivo de retomar o controle dos serviços de água e esgoto, “inclusive com a autonomia de já interferir e participar da verificação dos contratos efetuados com o governo de Mato Grosso do Sul”.

Um dos artigos estabelece a imediata criação do Conselho de Águas, formado por cinco servidores, três indicados pelo Executivo e dois pelo Legislativo, para implantação da empresa e votação da indicação do diretor, e levantamento dos contratos de concessão do serviço firmados entre o município e a Sanesul.

Marcelo Iunes (PSD) e Carlos Alberto Machado (PT), apresentaram projeto de lei que garante a retomada do sérviço autônomo de água e esgoto para o município

Tarifa abusiva

Ao apresentar o projeto, o vereador Marcelo Iunes afirmou que a população de Corumbá não suporta mais as deficiências nos serviços de abastecimento de água e com os aumentos tarifários, os quais considera abusivos. Citou uma conta de um morador, onde está sendo cobrado uma taxa de esgoto no valor de R$ 271,00.

“Esta conta teve um aumento de 600% nos últimos meses, procuramos saber qual foi o motivo e não encontramos explicação plausível”, afirmou. “Esta Casa não pode ficar silente a esta situação, principalmente porque esgotará os parcos recursos da população já tão sofrida, com a Sanesul colocando um aspirador do bolso do corumbaense.”

Mais recursos

Iunes questiona os novos pedidos de recursos do PAC para as obras de esgotamento sanitário em Corumbá, solicitados pela Sanesul ao governo federal, pedindo a fiscalização do Ministério Público “para esta situação esdrúxula”.

Também cobrou da empresa as contas de água das mineradoras, “haja visto que até o momento não recolheram a taxa ao município e exauriram a água dos mananciais das minas sem quer lhes fossem imposto pela Sanesul nenhum ônus”.

 

Por: Da Redação