Projeto proporciona a três municípios de MS maior capacidade de gestão e competitividade
As cidades de Bonito, Campo Grande e Corumbá foram selecionadas pelo Ministério do Turismo como uns dos 65 Destinos Indutores de Desenvolvimento Regional, que tem como missão fomentar o turismo. Mais que isso, estes municípios são o melhor exemplo para os turistas que procuram uma excelente opção de turismo com diferenciais interessantes, que apreciam a mistura de bela arquitetura e paisagens naturais preservadas.
O projeto que também conta com a parceria do Sebrae e o Instituto Marca Brasil, tem como objetivo capacitar empreendedores locais para a gestão em turismo, ampliar os conhecimentos sobre planejamento estratégico, fortalecer a governança e a inter-relação dos destinos com as regiões em que estão inseridos.
Segundo o técnico do Sebrae, Weksley Lima, este projeto fez com que as entidades ligadas ao desenvolvimento do turismo conversassem mais entre elas. “Esse foi o maior ganho, pois a partir disto é possível desenvolver um planejamento estruturado para o município, ao contrário do que vinha acontecendo, onde cada um executava suas ações de maneira isolada, às vezes concorrendo entre eles mesmos”, explica.
A assessora do Conselho Municipal de Turismo de Bonito, Juliane Salvadori, explica que dentre os principais benefícios do projeto estão a elaboração de estudos de competitividade e a criação de um índice de evolução para desenvolver projetos que são necessários para melhor gestão. “Pode-se considerar que estamos colhendo bons frutos e que este foi só o início de uma longa história repleta de boas coisas”, comenta.
O plano de ação foi desenvolvido para que a partir das observações feitas pelo projeto, possam executar as melhorias. O mesmo foi constituído em cima das seguintes variáveis: infraestrutura geral; acesso; serviço e equipamentos turísticos; atrativos; marketing; políticas públicas; monitoramento; capacidade empresarial.
Em Campo Grande estas variáveis se refletiram em ações como a revitalização do centro de Campo Grande; implantação de ciclo vias; fomento do pólo gastronômico; implantação de sinalização turística; realização de eventos (festivais gastronômicos); a promoção de ações articuladas para a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo; além de implantar um setor de pesquisa e estatística e capacitar empresários do Trade Turístico.
O técnico explica que os municípios que participaram ainda não alcançaram o padrão de qualidade internacional, foco do projeto, mas o projeto 65 destinos indutores foi um passo importante para que se possa transformar estes municípios em referência. “É importante dizer que o projeto 65 Destinos Indutores não fará essas melhorias, mas através dele foi possível identificar onde estão os gargalos do setor. As melhorias dependem muito não somente da iniciativa privada, mas também do poder público, como por exemplo, as questões de infraestrutrura”, completa Weksley.
O Projeto
Além das ações citadas acima, o projeto 65 Destinos promoveu uma série de oficinas junto aos grupos gestores, a fim de capacitá-los para a utilização do software Sistema de Gestão SG 65 – uma ferramenta colaborativa para o gerenciamento de atividades dentro dos destinos indutores do Brasil.
O projeto também criou e implementou um método automatizado para a gestão da competitividade e para a articulação das ações entre o Ministério do Turismo e os 65 Destinos Indutores, que possui, basicamente, duas vertentes de atuação: de um lado, faz o monitoramento do processo de implementação dos Planos de Ação nos destinos; e de outro, administra o ciclo de vida dessas atividades, com definição de responsabilidades, atividades específicas e alterações realizadas.
Além disso, a ferramenta vem estabelecer uma padronização na forma de gerir, apoiando o planejamento estratégico dos destinos por meio do processamento e da coleta de dados e evidências extraídas do diagnóstico.
Assim, entre outras coisas, o software permite a visualização em mapas dos resultados do Relatório, oferece gráficos gerenciais para apoio nas tomadas de decisão, e apresenta 180 fontes de captação de recursos, segmentadas de acordo com as dimensões do Estudo de Competitividade. Confira no link “Agenda”, deste Blog, as datas das próximas Oficinas de Capacitação Sistema de Gestão SG 65.
Por: Da Redação