Três meses depois das fortes chuvas e das inundações em Mato Grosso do Sul, pontes e estradas ainda estão em recuperação. Dos 25 municípios que declararam situação de emergência, 19 tiveram o decreto reconhecido pela Defesa Civil nacional.
Nesta terça-feira (5), o governo do estado anunciou a construção de pontes de concreto nos municípios que tiveram as pontes de madeira destruídas pelas enchentes.
O investimento passa dos R$ 30 milhões. Serão construídas 37 pontes de concreto em 24 cidades. Na presença dos prefeitos foi autorizada a ordem de serviço para o início das obras. A previsão é que as pontes sejam concluída em seis meses.
Os recursos liberados para construção de pontes não contemplam a região das cidades de Miranda e Corumbá onde estradas ainda estão sem acesso por falta de pontes.
Ponte no Pantanal
Na BR-262, as obras para construção do trevo que leva a Estrada Parque chamam atenção pelo tamanho. Na região do Passo do Lontra a nova ponte sobre o rio Miranda está com as fundações prontas. Os moradores da região apesar de aprovar a construção da ponte que não poderá ser arrastada pela enchente, se preocupam com a altura. “Esta determinação dessa altura foi pelo projeto, por conta do barco mais alto em Corumbá”, conta o guia de pesca e morador da região Roberto de Melo.
Por muitos anos a entrada de embarcações no rio Miranda ficou limitada pela altura da ponte. Com a inauguração da ponte esse problema deve ser resolvido. A velha ponte de aroeira não vai mais fazer parte da paisagem, a grande obra de concreto revela que a nova ponte vai ser alta.
“A construção da ponte foi observando os critérios de normas federais, quanto a navegabilidade do rio, é de acordo com as conveniências do estado para que preserve suas margens e o bioma, restringindo aquilo que possa fazer desbarrancar e cair árvores”, afirma o governador do estado, André Puccinelli.
A fundação de turismo cadastrou os 160 moradores que serão removidos por conta das obras, pelo projeto eles devem receber a nova cada próxima a rodovia, onde será montado todo um esquema receptivo para atender aos turistas.
A obra da ponte custará em torno de R$ 20 milhões, essa é uma parte das 70 pontes que existem nos 120 quilômetros da Estrada Parque.
A cheia arrastou cabeceiras e destruiu algumas, os fazendeiros não conseguem passar da ponte 32 onde o caminho foi interrompido. As comunidades querem a manutenção do aterro e das pontes de madeira para que a Estrada Parque volte a ser o destino de turistas que vêm de diferentes partes do mundo para conhecer o Pantanal.
“A recuperação de todas as pontes custou em torno de R$ 900 mil reais e o governador autorizou e vamos iniciar a recuperação”, Secretário de obras, Wilson Cabral. (TV Morena)
Por: Da Redação