Professora do Instituto Moinho Cultural, que integra o Programa Vale Música, participa da série “Duos Sinfônicos” com a OSB
A líder de música do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Melissa Lazo, que integra o Programa Vale Música, foi selecionada para participar da série “Duos Sinfônicos”, da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB). O projeto conta com vídeos musicais gravados de forma remota e disponibilizados nas redes sociais da OSB. A violinista Melissa, que é boliviana, vai apresentar com o fagotista da OSB, Paulo Andrade, a obra “Ária”, de Bach, com arranjo de Ana Azevedo. A música se popularizou após o violinista alemão August Wilhelmj fazer uma adaptação executada inteiramente na corda sol do violino, por isso é conhecida como “Ária da quarta corda”. O duo será exibido nesta sexta-feira, 7 de maio, às 18h30 (horário de Brasília), nas páginas da orquestra no Instagram, Facebook e YouTube.
“Está sendo muito importante para todos nós, professores e alunos, continuar tendo atividades musicais mesmo à distância com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Temos desfrutado de master classes, apresentações virtuais e, agora, Duos Sinfônicos, dos quais temos orgulho de poder participar”, afirma Melissa.
A série “Duos Sinfônicos” teve início em abril e conta com a interpretação de diversos clássicos da música erudita e popular por integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira e participantes do Programa Vale Música. Na próxima sexta-feira (14), também às 18h30 (horário de Brasília), será lançado o vídeo com a apresentação de “Carinhoso”, de Pixinguinha e João de Barro, com arranjo de Ana Azevedo, feita pelo clarinetista Márcio Costa, da OSB, com o violinista Fábio Santos, aluno do Vale Música Belém.
O Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem do Instituto Cultural Vale, que cria oportunidades para estudantes participarem de formações musicais nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul, e estimula a troca de experiências com as maiores orquestras do país. Ao todo, a rede envolve mais de 240 profissionais e mais de mil estudantes. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Nova Orquestra e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, patrocinadas pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: institutoculturalvale.org
Sobre o Instituto Moinho Cultural
Localizado em Corumbá-MS há 16 anos, o Instituto é uma Organização Não Governamental que oferta para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, aulas de dança, música, tecnologia e informática; o serviço de convivência e fortalecimento vínculo entre instituição, família, escola e participante, além da formação de intérpretes criadores para jovens e adultos, com a companhia de dança, núcleo de tecnologia e orquestra. Sua missão é diminuir a vulnerabilidade social na região de fronteira Brasil-Bolívia, por meio do acesso a bens culturais e tecnológicos.
Em 2020 o Moinho foi reconhecido pelo Instituto Doar com o Selo A, qualificando-se como organização certificada. Este reconhecimento legitima e destaca o profissionalismo e transparência da ONG, tendo como objetivo incentivar ainda mais a cultura de doação.
*Informações e Foto – Imprensa Vale