Corumbá

Paulo Duarte quer fazer de Corumbá uma referência na educação

Meta de Paulo é reduzir também a evasão escolar e melhorar os índices de aprendizado (Foto: Clóvis Neto)

 

Melhorar os índices de aprendizagem, reduzir a evasão escolar e fazer com que a criança seja uma parceira na mudança de atitude dos adultos, inclusive em relação ao meio ambiente, é o que pretende o prefeito Paulo Duarte que, nesta quinta-feira (03) à tarde, teve sua primeira reunião com a equipe administrativa, financeira e pedagógica da Secretaria de Educação. Na oportunidade, ele revelou que a sua principal meta é fazer da cidade de Corumbá, uma referência na educação.

O encontro aconteceu no setor pedagógico da secretaria e contou com a participação da secretária Roseane Limoeiro e de servidores das três áreas. Paulo Duarte dialogou bastante com o grupo, e deixou evidenciado que um de seus objetivos é “tornar Corumbá diferente na questão da educação” e que as crianças sejam principais responsáveis pelos avanços.

Destacou a importância da área técnica para o sucesso dos programas e projetos. Lembrou que sua trajetória, antes de ser deputado e hoje prefeito de Corumbá, está ligada diretamente ao trabalho técnico, com atuação em órgãos do governo do Estado, e que por isso mesmo respeita bastante os técnicos da área pública e que em relação à educação não é diferente.

Fez questão de destacar que várias pastas da sua equipe administrativa são ocupadas por técnicos de carreira da prefeitura; citou o exemplo de sua esposa Maria Clara Scardini, que poderia estar na Assistência Social como é comum, mas como é arquiteta e urbanista, foi designada para a área de patrimônio histórico e urbanístico da cidade. Deixou claro que a atuação dos técnicos é fundamental, mas que é preciso, no caso da educação, ser voltado para o desenvolvimento das crianças.

“Precisamos muito da educação na formação mais ampla possível das nossas crianças”, observou Paulo Duarte, para enfatizar que a atuação da equipe da pasta será fundamental para que isto aconteça e os alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino possam ser multiplicadores, atuando de forma positiva junto às pessoas mais velhas, inclusive na preservação ambiental e outras conquistas.

“A educação tem que ser também um instrumento de cidadania e é preciso estabelecermos políticas públicas visando isto”, acentuou, lembrando a necessidade da educação, saúde e assistência social estarem atuando juntos, de forma uniformizada, para alcançar os objetivos propostos.

Pediu para que todos continuem se empenhando para que Corumbá melhore cada vez mais sua média nos índices de ensino, entre eles o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica); solicitou empenho redobrado na alfabetização das crianças para que eles sejam parceiras, multiplicadoras junto aos seus país e mais velhos para Corumbá ser uma referência na educação; revelou que vai investir na capacitação dos servidores, da Escola de Governo; solicitou estudos para a cidade possuir bons indicadores para “medir nosso desempenho na educação, os motivos da evasão escolar, buscar saber o que acontece para a criança deixar a sala de aula, identificar este problema”.

Meta de Paulo é reduzir também a evasão escolar e melhorar os índices de aprendizado (Foto: Clóvis Neto)

Creche

O prefeito informou ainda que manterá uma agenda de visita às unidades educacionais, seguindo exemplo do que vem fazendo na saúde e em outros setores. Nesta sexta-feira, por exemplo, Paulo Duarte, às 08h30, visita a Creche Municipal Maria Benvinda Rabello, localizada na Rua José Fragelli S/N, Bairro Jardim dos Estados, para conhecer a estrutura física e o funcionamento, acompanhar a entrega de brinquedos às crianças atendidas pela instituição e conhecer detalhes do funcionamento do programa Creche o Ano Todo, o Mãe Crecheira.

 

Por: Da Redação