O forte sol e as altas temperaturas se mantiveram em Corumbá até início da tarde deste domingo, 24 de novembro, quando ocorreu a cerimônia de premiação e encerramento do “Pantanal Extremo – Jogos de Aventura”. O evento esportivo foi realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá entre os dias 21 e 24 de novembro, período quando cerca de 500 atletas competiram em seis modalidades, movimentando a cidade em terra, água e ar.
A cidade pantaneira foi escolhida para a realização do primeiro Campeonato Brasileiro de Race Maratona de Stand Up Paddle. Ivan Floater, presidente da Associação Brasileira de Stand Up Paddle (Absup), comentou como foi a experiência de competir em pleno Pantanal.
“O desafio é muito maior quando você está dentro do Pantanal porque uma coisa é você imaginar que vai te rum ambiente hostil onde você coloca em risco sua integridade física, porém quando você chega no Pantanal percebe que há uma natureza te contemplando e feliz de você estar ali dentro. Parece que ela tem tudo a ver com o stande up paddle que é um esporte com o qual a pessoa pode contemplar o que está ao redor dela”, frisou.
Esse ambiente propício para os esportes de aventura que encantou aos competidores de todo o Brasil é um fator que exige muito empenho da organização devido à grande logística envolvida, conforme explica o coordenador do Pantanal Extremo, Rodrigo Terra.
“É muito complexo mesmo, mas foi extremamente positivo devido à logística e ao tamanho do evento. Havia provas acontecendo simultaneamente em pontos diferentes da cidade, modalidades que possuíam várias categorias. Evidentemente por ser um evento tão grandioso tivemos erros e os corrigiremos para a próxima edição e vamos reforçar o que deu certo”, avaliou ao afirmar que novas modalidades estão sendo estudadas para integrar o quadro de competições, assim como o maior número de atletas.
Extremamente positivo
Na avaliação do prefeito Paulo Duarte que, inclusive participou das atividades de maratona aquática, voo livre e stand up paddle, o Pantanal Extremo cumpriu com sua proposta tanto no âmbito externo como no interno.
“Conseguimos fazer com que Corumbá fosse vista no Brasil e em parte do mundo com grande orgulho. Com todas as dificuldades que temos, e as pessoas virem aqui falarem de forma positiva da nossa cidade nos causa felicidade. As pessoas ficaram maravilhadas com o que viram e isso é muito importante, nos fortalece e dá a certeza que estamos no caminho certo. Corumbá precisa fortalecer o Turismo como uma fonte de geração de emprego e de renda. É isso tido de Turismo com o qual as pessoas cuidam, contemplam a natureza é que a gente quer”, disse ao falar do público que o evento atraiu para a cidade.
Já quanto aos benefícios para a população, o prefeito explicou que ela desfrutou muito mais do que a interação com o evento. Paulo Duarte destacou, por exemplo, a revitalização do Parque Maria Gattas.
“Foi um evento para mostrar Corumbá de forma positiva, mas com a população participando. Recuperamos alguns pontos que estavam esquecidos pela população de Corumbá como o Parque Marina Gattas. Vamos, agora, mantê-lo para que a população corumbaense possa utilizar tanto em competições de ponta e até mesmo apenas no incentivo do esporte, principalmente em contato com a natureza”, comentou ao afirmar que a reforma total do parque acontecerá em breve.
O prefeito Paulo Duarte aproveitou a cerimônia de encerramento para reafirmar a continuidade do evento em 2014, bem como anunciar a provável data de realização, entre os dias 06 e 09 de novembro.
Veja o quadro de classificação das modalidade e suas respectiva categorias premiadas neste domingo, 24 de novembro:
MOUNTAIN BIKE (ciclismo)
Categoria Open (masculino):
Alex Alves ferreira (Goiás)
Álvaro Herrera Soliz (Puerto Suárez)
Paulo Ruvete Faro Filho (Corumbá)
Categoria feminino:
Luciene Ferreira da Silva (Pindamonhangaba)
Adriana Severian Faria Lima
Cristhyane Loureiro Leites (Dourado)
Categoria Elite:
Gesiel Nunes Lima
Magno Prado Nazaret (Pindamonhangaba)
Ever lajandro (Montero/Santa Cruz-Bolívia)
Master A:
Anderson Luiz de Carvalho (Anastácio)
Wanderlei da Silva Santos (Anastácio)
Heverton Menezes (Dourados)
Master B:
Cleide Ferreira Reis Casagrande
Marcos Correa Rosa
Alexandre Martins
STAND UP PADDLE
Race 12’6’’ Masculino:
Luiz Carlos Guiga (SP)
Paulos dos Reis (SP)
Mário Cavaco (SP)
Race 12’6’’ Master:
América Pinheiro (RJ)
Marcelo Lins (SP)
Aloysio Alves (ES)
Race 12’6’’ Super Master:
Neon Matos (SP)
Jorge Maria Vilas Boas (BA)
Race 12’6’’ Feminino:
Barbara Brazil (BA)
Mônica Pasco (SP)
Lena Guimarães (RJ)
Race 14’:
Claudio Chain (SP)
André Luiz Barros (BA)
Álvaro de Oliveira (MG)
Fun Race:
Diogo Lemos (MS)
Everson Ary (SP)
CORRIDA DE ORIENTAÇÃO
Masculino:
Leandro Pereira Pasturiza
Juscelino Alencar Karnikowski
Cleber Baratta Vidal
Feminino:
Miriam Feeraz Pasturiza
Francielly de Siqueira Chiles
Elaine Dalamres Lenz
Por: Da Redação