Corumbá

Moinho apresenta Mostra Didática de Música e Dança no Anfiteatro Salomão Baruki

Espetáculo de 1h10 teve como tema "O lado de dentro" e reverenciou a magia da natureza

 

Com parceria da Vale e apoio do Ministério da Cultura, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano apresenta nesta quinta-feira, 4 de julho, a partir das 19h, a terceira Mostra Didática de Música e Dança, no Anfiteatro Salomão Baruki, bairro Universitário. Coreografias de Beatriz de Almeida e Joel de Oliveira são destaques na mostra.
Beatriz iniciou seus estudos no Rio de Janeiro e se consagrou como primeira bailarina do Ballet de Stuttgart, na Alemanha, onde permaneceu por vinte anos, realizando turnês por toda a Europa, antes de retornar a Campo Grande e abrir seu estúdio de dança. Além de coreógrafa, hoje é a presidente do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano.

Natural de Recife, Joel de Almeida formou-se em São Paulo, onde se destacou como bailarino da Companhia de Dança Cisne Negro, com a qual excursionou por vários continentes. Após onze anos, decidiu se dedicar como professor e pesquisador, e hoje é referência para os alunos do Moinho. “Meu trabalho é direcionado para a consciência corporal, porque quem conhece o corpo aprende muito mais”, afirma Joel.

O espetáculo será em dois atos – música e dança – com o diferencial de que, antes de cada apresentação, há uma explicação sobre as músicas, as coreografias e as técnicas utilizadas em cada uma delas. “É uma forma de aproximar o público da manifestação artística, promover o acesso a bens culturais e formar plateias”, explica a coordenadora educacional do Moinho, Mônica Macedo.

A Orquestra Moinho, com Emanuel Teixeira na regência; a orquestra de violões, com o regente Maycon Vianna; e o grupo de percussão, com o regente Marcos Faria, apresentam-se no primeiro ato.

Além de Beatriz de Almeida e Joel de Oliveira, coreografias de Mariana Porfirio, Lúcia Peixoto e Taiandi Silva, professores do Moinho, compõem o segundo ato, quando se apresentam a Companhia Juvenil de Dança Moinho e os grupos de dança do intermediário e básico.

PRIMEIRO ATO – MÚSICA

1 – ORQUESTRA DE VIOLÕES – PAVANE LESQUERADE ( arranjo Eduardo Martineli)- Regente Maycon Vianna

2 – ORQUESTRA – MINUETO DE BACH – Regente Emanuel Teixeira

3 -CONCERTO PARA VIOLINO E PIANO – Compositor: NEVER MEANTTO BELLONG – Regente – Emanuel Teixeira

4 – GRUPO DE PERCUSSÃO: SAMBA DE RODA/HISTÓRIA DO SAMBA DE RODA – Regente Marcos Faria

5 – ORQUESTRA – MANEIRA SIMPLES – Compositor: ALMIR SATTER – ARRANJO: Leonardo Sá – Regente: Emanuel

SEGUNDO ATO – DANÇA

1 – AIR VARIÉ – COMPOSITOR: OSKAR RIEDING, OPUS 23 NR 3 – COREÓGRAFO: JOEL DE OLIVEIRA

2 – ARREBOL – BÁSICO III DANÇA VESPERTINO – CORÓGRAFA: MARIANA PORFIRIO

3 – NAMORICO – INTERMEDIARIO I DANÇA – COREÓGRAFA: LUCIA PEIXOTO

4 – COPELIA – COREÓGRAFO: JOEL DE OLIVEIRA

5 – BAILADO PARA A LUA – BASICO II MISTO MATUTINO – COREÓGRAFA: LUCIA PEIXOTO

6 – SILENCIO BRANCO – COREÓGRAFA: BEATRIZ DE ALMEIDA

7 – SEBASTIÃO – BASICO II DANÇA MATUTINO – COREÓGRAFA: TAIANDI SILVA

8 – DANÇAS BRASILEIRAS – COREÓGRAFA: BEATRIZ DE ALMEIDA

9 – VALSA – COREÓGRAFA: BEATRIZ DE ALMEIDA

10 – FREVANÇA – INTERMEDIARIO II DANÇA – COREÓGRAFA: BEATRIZ DE ALMEIDA

11 – PAS DE DEUX DAS NEVES – COREÓGRAFO: JOEL DE OLIVEIRA

Serviço

Terceira Mostra de Música e Dança do Moinho Cultural. Data: 4 de julho, quinta-feira. Horário: 19h. Local: Anfiteatro Salomão Baruki, bairro Universitário, Corumbá. Ingresso: R$ 5,00 (na portaria do Moinho ou na bilheteria do teatro). (Assessoria de Imprensa Moinho)