Ao dar sinal positivo para as reivindicações feitas pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, expressou o desejo de que Corumbá se torne referência no modelo de gestão de saúde pública. “Posso confirmar que o Ministério estará junto com Corumbá. Vamos começar a detalhar os projetos e resolver todas as pendências que possam existir no encaminhamento deles, para que possamos ajudar ainda mais Corumbá a continuar mudando e cuidando da saúde de sua população. Para nós, Corumbá pode ser uma grande referência não só em Mato Grosso do Sul, mas de como fazer saúde de qualidade em todo pantanal brasileiro”, declarou.
Os projetos citados por Padilha são pleitos apresentados pelo prefeito ao órgão federal, em Brasília (DF), tais como o credenciamento do Centro de Oncologia Dr. Hugo Costa; a aquisição de mais equipamentos para o Hospital da Caridade; a implantação do Centro de Hemodinâmica, Centro de Imagens, Tomografia e Ressonância Magnética; a realização de cirurgias cardiovasculares, entre outros. O prefeito também defendeu a instalação de aparelhos de telemedicina, digitalização do raio-X em todas as unidades básicas da saúde da cidade e do Pronto-Socorro Municipal, e a aquisição de uma unidade básica de saúde fluvial para atender aos ribeirinhos do Pantanal, por meio do Programa Social Povo das Águas.
“Estou muito feliz de poder estar aqui com o prefeito Ruiter, com o secretario municipal de Saúde Lauther (da Silva Serra), e dizer claramente que o Ministério da Saúde quer apoiar esses projetos da saúde em Corumbá. Fiquei muito impressionado com o que me foi apresentado aqui, vamos sair com o compromisso imediato de viabilizar uma unidade de saúde fluvial para que dê conta dessa característica específica da região de Corumbá”, afirmou o ministro, demonstrando que estará junto com a Administração municipal na busca de melhorar a qualidade do atendimento à população, com mais serviços e equipamentos especializados.
“Estamos saindo daqui (reunião) com um projeto muito claro de apoiar o Município nas ações que envolvem o Hospital de Corumbá, seja na urgência, emergência ou no Centro de Oncologia. Nós temos todo o interesse de levar a todo o interior do País a assistência dos exames de colo de útero e mama para toda a população e achamos que a parceria com a Prefeitura será decisiva para isso”, complementou Padilha.
Para Ruiter, após ter recebido tal demonstração de apoio irrestrito do ministro da Saúde, agora é o momento de aprontar os projetos para que possam ser executados o mais rápido possível. “Logicamente que para tudo isso ser feito precisamos de projetos, passar por todas as esferas e seguir ordenamentos da saúde. Algumas questões precisam ser discutidas, outras têm especificações do Governo Federal. O ministro já sinalizou que, quando for de sua atribuição, estará à disposição para dar prosseguimento. Saímos muito felizes e vamos trabalhar para trazer ótimos resultados e para que a saúde de Corumbá tenha grandes avanços”, finalizou. (PMC)
Por: Da Redação