O Instituto Homem Pantaneiro (IHP), através do Ponto de Cultura Arte e Gastronomia Moinho Cultural, a Acert (Associação Corumbaenses de Empresas de Turismo) e o SENAC fizeram uma parceria para a realização do curso “Delícias da Gastronomia Regional Sul-Mato-Grossense”. Serão utilizados ingredientes da região e os peixes terão destaque nas receitas ensinadas.
O curso teve seu início na tarde de ontem, dia 8, na cozinha experimental do Instituto Homem Pantaneiro/Moinho Cultural Sul-Americano. Serão oitenta horas/aula onde os alunos aprenderão a utilizar técnicas de armazenamento e procedimentos de higiene e manipulação de alimentos, bem como a preparar receitas regionais.
Com vinte integrantes, o curso é voltado para pessoas que trabalham em restaurantes e barcos-hoteis da região. O objetivo é promover o aperfeiçoamento profissional destas pessoas, além de contribuir com a popularização da culinária sul-mato-grossense, através da inserção cada vez maior de pratos regionais no cardápio dos restaurantes do Estado.
Inovando
A turismóloga e culinarista Lídia Leite ministrará o curso. Ela conta que “quando os alunos já trabalham na área, sempre há uma importante troca de conhecimento. Eu sempre aprendo alguma coisa e procuro ensinar receitas diferentes, para que eles inovem em seus trabalhos”.
Para concluir o curso e receber um certificado, os participantes devem criar uma receita, que é avaliada e degustada na cerimônia de encerramento. Mais informações sobre o curso no prédio do Moinho Cultural – Núcleo de Articulação Territorial ou pelo telefone (67) 3231 9981.
Por: Da Redação