CorumbáEstado

Governador inaugura nesta sexta ponte de concreto “Alfredo Zamlutti”

 

O governador André Puccinelli inaugura amanhã (4) a ponte de concreto “Alfredo Zamlutti” localizada na Estrada Parque Pantanal, sobre o Rio Miranda. A solenidade será realizada às 09 horas, na MS-184, localidade do Passo do Lontra, entre os municípios de Miranda e Corumbá.

A estrutura de 240 metros de comprimento e 10,80 metros de largura é uma referência gigantesca em comparação à antiga ponte de madeira, de apenas três metros acima do nível do rio e constantemente sujeita à inundação em período de cheia. A segurança contra inundações é garantida pela altura, 7,40 metros sobre o leito tendo como base a maior cheia histórica do Rio Miranda. A obra está de acordo com as normas da Marinha do Brasil.

Os investimentos para a construção da ponte de concreto na Estrada Parque somam R$ 16,4 milhões, por meio de uma parceria com o Ministério do Turismo e contrapartida de cerca de R$ 8 milhões do governo do Estado.

As obras começaram no mês de abril de 2010. A ponte é resultado do moderno projeto de construção que dispensa pilares centrais para suportar a estrutura. Chamado de “balanço sucessivo sobre apoios deslizantes”, esse é um método de execução especialmente usado para pontes e viadutos com grandes vãos.

Além da facilidade no escoamento da produção, a ponte de concreto sobre o Rio Miranda tem grande importância para o turismo no Pantanal. Ao longo da Estrada Parque, o turista encontra hotéis, pousadas, campings e pesqueiros que oferecem diversas opções de lazer, além de restaurantes e vilarejos onde se concentram famílias de pescadores.

Homenageado

O homenageado é um dos pioneiros do Estado, trabalhou a maior parte da sua vida como pecuarista e banqueiro. Alfredo Zamlutti foi o fundador do grupo Financial, cujo banco existiu por 46 anos. As empresas do grupo financeiro chegaram a contar com cinco mil funcionários, conforme seus familiares.

Alfredo Zamlutti nasceu em 4 de dezembro de 1901 em Corumbá. Filho primogênito do casal Assad José Zamlutti e Maria Serougi Zamlutti, Alfredo foi estudar no Líbano e retornou ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial. Faleceu no dia 18 de setembro de 1989. A lei sancionada pelo governador André Puccinelli que denomina a ponte sobre o Rio Miranda de “Alfredo Zamlutti” foi publicada no dia 17 de abril no Diário Oficial do Estado.

Posse

Na oportunidade será empossado o Comitê Gestor da Área Especial de Interesse Turístico (AEIT). O Comitê será formado por 20 membros titulares e suplentes, com mandato de dois anos, renovável por igual período. Será composto por representantes do poder público, privado, entidades e comunidade, conforme decreto estadual N° 7.122/93 de 17.03.1993.

 

Por: Da Redação