Corumbá

Funções do vereador são discutidas no Ciclo do Conhecimento em Corumbá

 

O papel do vereador foi tema de palestras nessa sexta-feira (26), na Câmara Municipal de Corumbá, em mais uma edição do Ciclo do Conhecimento, evento promovido em parceria com a Câmara Municipal de Campo Grande, através da Escola do Legislativo.

Em sua fala, o corregedor-geral do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Mauri Valentim Riciotti, destacou a função de fiscalização do Poder Legislativo. “A Câmara tem o dever de fiscalizar o Poder Executivo. Se não o fizer, temos que responsabilizá-la pela omissão dos vereadores”, ressalta.

O presidente da Casa de Leis de Campo Grande, vereador Mario Cesar (PMDB), palestrou sobre a participação do vereador no orçamento municipal. “Em Campo Grande vamos implantar um orçamento participativo com a população. A ideia é levar isso para todos os municípios do Estado”, destaca.

Para o vereador corumbaense Marcelo Iunes (PDT), o evento foi muito importante para os parlamentares locais. “Peço que a Escola do Legislativo traga mais palestras como essa, com pessoas capacitadas como as que estiveram aqui. Quanto mais aprendermos melhor para o cidadão”, afirma.

Vereador de Ladário, Osvalmir Nunes, mais conhecido como Baguá (PDT), também enalteceu o projeto. “É muito importante trazer conhecimento e essa bagagem para a gente. Eventos como esse enriquecem muito o vereador para desempenhar sua função legislativa”, elogia o vice-presidente da Câmara ladarense.

Também estiveram presentes os vereadores corumbaenses Evander Vendramini (PT), Dr. Sabatel (PSD), Tadeu Vieira (PDT), Pastor João Lucas Martins (PP), Ronaldo da Saúde (PT), Yussef Elsalla (PDT), Buxexa do Amaral (PHS), Cristina Lanza (PT), Salatiel Francisco (PDT), Roberto Façanha (PMDB) e Luciano Costa (PT), além dos parlamentares ladarenses Antônio Bandeira (PSB), Delari Maria (PT), Lício Marques (PTdoB) e Dr. Paulo Henrique (DEM).

Representaram a prefeitura de Corumbá os senhores Sergio Rodrigues (controlador-geral do município), Márcio Cavasana (assessor de relações com o Poder Legislativo), além de representantes das secretarias de Saúde, de Educação, de Assistência e de Produção Rural, das fundações de Turismo, de Patrimônio Histórico, de Esportes, de Cultura e da Coordenadoria de Segurança.

O Ciclo do Conhecimento, projeto que vai percorrer as câmaras do interior sul-mato-grossense, tem como objetivo identificar e discutir as necessidades das casas legislativas. O evento é realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Campo Grande, e conta com apoio das câmaras e prefeituras de Corumbá e Ladário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3316-1628.

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo promove, desde 2009, uma série de atividades para oferecer suporte técnico-administrativo às atividades realizadas nas câmaras municipais. Ela oferece capacitação aos parlamentares e servidores, visando dinamizar o funcionamento do Poder Legislativo, sempre com o espaço aberto ao debate.

O projeto surgiu da necessidade de implantar um sistema de aperfeiçoamento e reciclagem, com educação à distância, continuada e incentivada. (Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campo Grande)

 

Por: Da Redação