Corumbá

Fiscalização: Sistema garante prisão de foragidos internacionais

 

Está cada vez mais difícil burlar a fiscalização da Polícia Federal que atua no setor de imigração na Fronteira Brasil/Bolívia. Há cerca de oito meses agentes trabalham com um novo programa de internet, cuja rede está diretamente conectada com a Interpol e outras polícias internacionais.

Foragido de qualquer parte do mundo que tentar atravessar, por terra, esta faixa de fronteira, terá sua identidade revelada no momento em que carimbar o visto de entrada ou saída no país vizinho, através do novo sistema se segurança.

Agentes que trabalham no Posto Esdras carimbam, nesta época de baixa temporada, cerca de 200 vistos diariamente e afirmam que nada passa despercebido. Vários tipos de prisões já ocorreram durante serviço de rotina, porque os criminosos ignoram o sistema moderno implantado nesta região. Os casos mais comuns são de falsidade ideológica (falsificação de documentos) e entrada clandestina no pais, cujas prisões requerem investigações mais aprofundadas. Com o novo sistema de informações integrado com as polícias internacionais ficou mais difícil para os criminosos cruzarem a fronteira Brasil/Bolívia, a não ser que tentem entrar ou sair do pais por estradas clandestinas.

Burocracia

Quem cruzava a fronteira percebia as imensas filas na porta do posto da Polícia Federal, entretanto, hoje a situação é bem diferente. A agilidade no processo desburocratizou o serviço e quem já passou pelo setor tem seu nome registrado, o que facilita a identificação. A maioria da procura é feita por bolivianos.

Para retirar o visto não é necessário passaporte, mas os agentes alertam que so serve documento de identidade. Não são aceitos RG militar ou carteiras de CNH (motorista). Quanto a menores de 18 anos, estes também precisam ter carteira de identidade e menores desacompanhados dos familiares precisam de autorização dos pais com assinatura reconhecida em cartório. No lado boliviano é cobrado a mesma documentação além de carteira de vacinação de febre amarela, da Vigilância Sanitária, dentro do prazo de validade.

O posto de atendimento da Polícia Federal na Fronteira abre diariamente das 8h até 17:30 h com intervalo para almoço. Aos domingos e feriados abre das 9h até as 13h. Com toda modernização no sistema de informática da Fronteira ficou mais ágil o procedimento e, a espera na fila esta dentro dos padrões de atendimento. (Capital do Pantanal)

 

Por: Da Redação