Corumbá

Feapan: leilão do cavalo pantaneiro deve reunir 100 animais

 

A raça tem sido um dos destaques da maior feira do agronegócio pantaneiro promovida desde os anos de 1990 pelo Sindicato Rural de Corumbá

Com a participação de tradicionais criadores de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, o 20º leilão de elite do cavalo pantaneiro na Feapan (Feira Agropecuária do Pantanal) deverá reunir mais de 100 animais de alto padrão. A raça tem sido um dos destaques da maior feira do agronegócio pantaneiro promovida desde os anos de 1990 pelo Sindicato Rural de Corumbá.

A Feapan será aberta na próxima quinta-feira (29) e o leilão do cavalo pantaneiro está programado para o dia 31, a partir das 19h, no tatersal do Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros. A feira segue até o dia 1º de novembro (domingo) com leilões de gado de corte e touros e shows musicais, com praça de comercialização de implementos agrícolas e insumos.

O primeiro lote com 30 cavalos pantaneiros destinado ao leilão chegou esta semana a Corumbá, procedente de Poconé (MT), um dos principais centros de criação da nobre raça. A tropa foi transportada pela Lancha Laura Vicuña desde o Porto Jofre, pelos rios Cuiabá e Paraguai, navegando mais de 400 km. Também estão sendo esperados animais de criadores de Corumbá, Campo Grande e Rio Verde.

Os animais para comercialização passarão por julgamentos, no dia 29, e participarão de provas do laço técnico e cumprido, nos dias 30 e 31. No sábado (31) ainda haverá uma novidade: a prova de apartação, onde o cavalo pantaneira tem dado um show de funcionalidade. Este registro valoriza ainda mais uma raça ainda imprescindível em trabalho de gado e no transporte das boiadas.

Integração

O leilão equino promovido pela Feapan, segundo o presidente do Núcleo do Cavalo Pantaneiro de Corumbá, Carlos Albaneze Sahib, não apenas oportuniza bons negócios, se constituindo também em um evento de integração entre os centros criadores do Pantanal e do Planalto. Ele informou que os principais criadores de Poconé estarão presentes ao leilão, que terá transmissão pelo site www.taquarihorse.com.br

No ano passado, tradicionais criadores do município instalaram no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros a Casa do Cavalo Pantaneiro, inaugurada durante a Feapan. A iniciativa busca integrar os membros do núcleo local de criadores e fomentar a realização de provas esportivas. O cavalo pantaneiro já conquistou seu espaço na lida do campo e agora desponta nos esportes funcionais.

A Feapan 2015 tem o apoio do governo do Estado, prefeitura de Corumbá, Famasul, Sebrae, Banco do Brasil, Sicredi e outros parceiros privados.

 

Por: Da Redação