Corumbá

Especial Moinho in Concert vai ao ar neste sábado na TV Morena

Raça das Matas, inspirado em composição de Geraldo Espíndola, é destaque no espetáculo (Foto: Comunicação IHP/Moinho)

 

O especial do espetáculo Moinho in Concert, gravado pela TV Morena no palco da praça Generoso Ponce, em Corumbá, vai ao ar neste sábado, 22 de dezembro, a partir das 8h30, para todo Mato Grosso do Sul. Será mais de uma hora de programa, que será aberto com uma reportagem especial preparada em Corumbá por uma equipe enviada de Campo Grande. A matéria focaliza os bastidores do evento, desde os preparativos nas salas do Instituto Moinho Cultural e o ensaio na véspera. Mais de 40 integrantes da TV trabalharam nas operações de gravação do espetáculo.

O especial inclui também imagens feitas pelos integrantes do Núcleo de Tecnologia do Instituto Moinho Cultural, monitorados pela equipe da TV Morena. O núcleo, responsável pela elaboração de vídeos e fotografias do instituto, conta Alex Nogueira (instrutor técnico), Paulo Sérgio Araújo (instrutor técnico), Emmanuel Leite , Fernando Ojeda, Victor Rabelo Ferrer, Joelson dos Santos Soares, Henrique Malta Cartens, Paulo Henrique Gaudily, Wesley Botelho, Edmilson Miranda e Mateus Silva.

A quinta edição do Moinho in Concert mostrou ao público momentos de intensa identificação do homem com a natureza, suas cores, ruídos, músicas e poemas. O tema “O lado de dentro” resgatou o pantanal interior da cada pessoa para torná-lo universal, com realização do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, em parceria com a Vale, apoio do Instituto Homem Pantaneiro e do Ministério da Cultura.

O espetáculo reuniu mais de 4 mil pessoas na noite de 8 de dezembro em torno do palco da praça Generoso Ponce. Foram reservados 600 cadeiras para convidados e familiares dos participantes do evento. No palco, o Moinho in Concert deste ano movimentou mais de 500 integrantes, entre eles as 360 crianças e adolescentes do Instituto Moinho Cultural.

Com músicas de Geraldo Espíndola, arranjos de Eduardo Martinelli e regência de Noemi Uzeda, o Moinho in Concert foi um momento de reencontro do homem com suas raízes pantaneiras, com o cheiro do mato e das flores, com ruído da correnteza, com as cores da aurora e do poente. O espetáculo reuniu 13 composições de Geraldo Espíndola e 14 quadros em uma hora e meia. A coreografia “Raça das Matas”, com participação da Oficina de Dança da Prefeitura de Corumbá, abriu o espetáculo. Geraldo finalizou a noite cantando uma de suas músicas preferidas, Cuñatay Porã: “É pra Corumbá, é lá que eu vou pegar um barco; e descer o rio Paraguai; cantando as canções; que não se ouvem mais”.

O palco recebeu a Orquestra Vale Música, o Coral Infantil, a Companhia Juvenil de Dança Moinho Cultural, o Corpo de Dança do Instituto Moinho Cultural e convidados, entre eles integrantes da Oficina de Dança da Prefeitura de Corumbá, da Orquestra Santiago de Chiquitos (Bolívia), da Banda Municipal Manoel Florêncio, de Corumbá, e da Banda de Música do 17º Batalhão de Brigada e Infantaria da Fronteira (Exército), além de Caio Fortunato (violino), Gleisson Ferreira (violino) e Ivan Cruz (contrabaixo).

Raça das Matas, inspirado em composição de Geraldo Espíndola, é destaque no espetáculo (Foto: Comunicação IHP/Moinho)

MISSÃO

Para o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, a realização do Moinho in Concert significa o cumprimento de uma missão: viabilizar a formação de profissionais destinados a cadeias produtivas da dança e da música, e promover a formação de plateias, ações estratégias para o crescimento cultural e o desenvolvimento humano de uma sociedade. Neste final de ano o instituto celebra mais uma importante parceria, após ser anunciado pela Unesco como novo integrante para 2013 do programa Criança Esperança, da Rede Globo. (Comunicação IHP/Moinho)

 

Por: Da Redação