Corumbá

Enfermeiros podem entrar em greve devido a defasagem salarial em Corumbá

 

Trabalhando 44 horas por semana e recebendo cerca de R$ 850,00 mensal, os Enfermeiros podem paralisar as atividades em Corumbá a qualquer momento. Os Técnicos de Enfermagem associados ao SIEMES (Sindicados dos Trabalhadores da Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) brigam na justiça para reaver um milhão de reais ganhos em uma causa perdida pelo Sindicato que denunciou defasagem salarial ha mais de cinco anos.

Apesar de todas as tentativas de negociações a categoria conseguiu apenas 10% e por isso podem ingressar com uma nova ação trabalhista cobrando o reajuste anual da categoria. Segundo Lazaro Antônio Santana (Presidente da SIEMES), ano passado foi feita uma proposta de negociação da divida para que o hospital pagasse em 24 parcelas, entretanto, nenhuma parcela foi paga e a administração do hospital ganha tempo protelando a ação na justiça. Desde então, não houve acordo coletivo.

O diretor do hospital Cristiano Xavier, falou para os enfermeiros que a Santa Casa não tem recursos para cobrir essa ação trabalhista, disse o profissional explicando que a partir de agora estarão entrando com uma nova ação trabalhista; em seguida irão fazer uma mobilização para sensibilizar à sociedade sobe a situação insustentável que vem sendo vivida ha mais de 10 anos, “ depois disso não vejo outra alternativa, a não ser a paralisação total das atividades”.

Cristiano falou que, “desde o inicio da ação tentamos entrar em um acordo com os Enfermeiros e o Sindicato para fazer o pagamento em uma ordem crescente”, disse ele. Ou seja, “pagariam aqueles que estão mais atrasados até os mais recentes. A maioria dos Enfermeiros aceitaram receber dar forma que o hospital propôs pagar. Porém o Sindicato não aceitou”. Como não houve soluções, os Enfermeiros irão fazer um acordo diretamente com o Juiz, o prazo para esta negociação é até sexta-feira (23), “se o Sindicato houvesse aceitado a proposta do hospital desde o inicio já teríamos pago 80% do valor, mas o Sindicato exige que a negociação seja feita da maneira deles”, afirmou o diretor do hospital.

Os Enfermeiros alegam que a greve vai ocorrer a qualquer momento porque não houve intervenção do executivo municipal na negociação da divida, “parece que o prefeito esta negligenciando a categoria”, desabafou o presidente da SIEMES em entrevista. A media salarial para o técnico de Enfermagem é aproximadamente de R$ 1176,00. Em Corumbá a categoria recebe de 800,00 á 850,00 reais por 44 horas semanais trabalhadas“, uma jornada puxada. E de 2007 a 2014 perdemos 35% de reajustes e mais uma ação de um milhão de reais que as autoridades vêm “empurrando com a barriga”, concluiu. (Capital do Pantanal)

 

Por: Da Redação