A Prefeitura de Corumbá e o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) estão trabalhando em um projeto que vai permitir execução de obras de infraestrutura em assentamentos de Corumbá, beneficiando o pequeno produtor rural. O assunto foi debatido no final da tarde da quarta-feira (05), durante uma reunião do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, com o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Mato Grosso do Sul, João Batista dos Santos (o ex-deputado federal João Grandão), com participação de representantes do Incra e também do secretário de Desenvolvimento Sustentável, Pedro Paulo Marinho de Barros.
O encontro faz parte de uma parceria já existente entre a Prefeitura e o Incra, reforçada agora com o desenvolvimento de um novo projeto voltado para obras de infraestrutura para, em princípio, atender o assentamento São Gabriel. “O prefeito nos autorizou a tratar desse assunto junto com o Incra e acredito que, já na próxima semana, tenhamos uma posição mais concreta sobre a execução dos serviços necessários, principalmente com relação a estradas”, afirmou o secretário Pedo Paulo.
As ações estão sendo definidas entre a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e o próprio Incra. A princípio, a Prefeitura vai disponilizar equipamentos (maquinários) para recuperação das estradas na região de São Gabriel, permitindo melhores condições de tráfego e escoamento da safra. O Incra, neste caso, entraria com combustível. “Existem outras demandas que estamos tratando, mas, um dos principais pontos é a questão das estradas”, comnfirmou Elizete Alexandre, chefe de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos do Incra.
Ela veio de Campo Grande junto com João Grandão e destacou a importância dessa parceria com a Prefeitura de Corumbá, para melhoria das condições de vida do homem do campo, com reflexo direto na agricultura familiar. Segundo ela, a proposta é atender outras demandas e tudo isto serão oficializado nos próximos dias. O encontro contou ainda com as presenças de representantes da regional do Incra de Corumbá, representado pelo chefe da unidade local, Dorival Canavarro dos Santos, e o técnico da instituição, Adilson Rebelo.
Território da Cidadania
Além da questão relacionada a melhorias nos assentamentos, o prefeito Ruiter Cunha e o ex-deputado João Grandão, estão tratando também da adesão de Corumbá e mais cinco municípios pantaneiros ao programa Territórios da Cidadania do Governo Federal, que vai permitir promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.
João Grandão esteve na cidade dias atrás e apresentou o programa ao prefeito corumbaense, vidsando a criação do Território do Pantanal, que terá as presenças das cidades de Ladário, Miranda, Aquidauana, Caracol e Porto Murtinho. O programa foi lançado em 2008 pelo Governo Federal e é importante para estabelecimento de ações relacionadas ao desenvolvimento social, à organização sustentável da produção, à saúde, saneamento e acesso à água, educação, cultura, infraestrutura, e ações fundiárias, todas articuladas no território, com participação social e a integração entre Governo Federal, Estados e Municípios.
Por: Da Redação