A cidade de Corumbá e outros cinco municípios localizados na região pantaneira devem fazer parte do programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal, formando o Território do Pantanal, o que vai permitir promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.
O assunto foi debatido na tarde desta quinta-feira (23) entre o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Mato Grosso do Sul, João Batista dos Santos (o ex-deputado federal João Grandão), durante encontro no gabinete do chefe do executivo corumbaense.
“Foi um primeiro encontro para a criação do Territórios do Pantanal com as presenças de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana, Caracol e Porto Murtinho. O delegado e sua equipe fizeram a apresentação do programa que será muito importante para a nossa região, facilitando inclusive o cadastramento de projetos nos mais diferentes ministérios, inclusive com possibilidade de viabilizar mais recursos”, observou o prefeito após o encontro.
O programa foi lançado em 2008 pelo Governo Federal e é importante para estabelecimento de ações relacionadas ao desenvolvimento social, à organização sustentável da produção, à saúde, saneamento e acesso à água, educação, cultura, infraestrutura, e ações fundiárias, todas articuladas no território, com participação social e a integração entre Governo Federal, Estados e Municípios.
Ruiter informou que já foi marcada uma nova agenda de trabalho para o dia 05 de setembro, com a participação dos prefeitos das cidades que integrarão o Território do Pantanal. Esta reunião será em Corumbá quando o tema deverá ser aprofundado, podendo inclusive acontecer a oficialização da adesão dos seis municípios ao programa, criando o Território do Pantanal. Hoje, no Estado, existem os territórios do Cone Sul, da Reforma, da Grande Dourados e do Vale do Ivinhema.
Na reunião desta tarde, além do prefeito Ruiter Cunha e do ex-deputado João Grandão, participaram ainda o secretário de Desenvolvimento Integrado de Corumbá, Pedro Paulo Marinho de Barros; a diretoria-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, Luciene Deová de Souza Assis, além de outros técnicos da Prefeitura e da Delegacia Federal do Ministério.
Por: Da Redação