Corumbá

Corumbá e Ladário: Sanesul define pontos de coleta em mananciais

Os trabalhos foram realizados pela bióloga da Gecsa, com o auxílio dos coletores e técnicos em saneamento das unidades visitadas

 

Os trabalhos foram realizados pela bióloga da Gecsa, com o auxílio dos coletores e técnicos em saneamento das unidades visitadas

A Gerência de Controle Sanitário (Gecsa) da Sanesul finalizou os trabalhos para definição dos pontos de coleta para análise de cianobactérias presentes nos mananciais superficiais de captação de água da empresa. Foram definidos 16 pontos de coleta nas unidades que fazem captação superficial (de rios ou represas).

Conforme a bióloga da Gecsa, Cleonice Tamie Nakayama, responsável pelas análises hidrobiológicas, a adequação e a determinação do ponto de coleta são requisitos básicos para a obtenção de resultados confiáveis das análises quantitativas e qualitativas dos organismos presentes na água. “Além disso, possibilitam a observação da variabilidade do manancial a ser analisado”, informa a bióloga.

A atividade consistiu em observar se a localização dos pontos de coleta estava adequada, haja vista que esses pontos devem estar à montante da captação, ou seja, acima do local em que a água é captada pela Sanesul.

O outro passo foi definir as coordenadas geográficas utilizando-se um aparelho geoprocessador (GPS) e orientar os coletores e técnicos em saneamento com as informações necessárias para realização das coletas. Ao final, foram repassadas aos gerentes das unidades as melhorias necessárias para adequação dos pontos de coletas para que eles tomassem as devidas providências.

A determinação dos pontos de coleta dos mananciais atende à Portaria 518/2004, do Ministério da Saúde, e às resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os trabalhos foram realizados pela bióloga da Gecsa, com o auxílio dos coletores e técnicos em saneamento das unidades visitadas.

Os municípios em que foram definidos os pontos de coleta são Mundo Novo, Sete Quedas, Anastácio, Aquidauana, Miranda, Ladário, Corumbá, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Dourados, Coronel Sapucaia, Guia Lopes da Laguna, Jardim e Porto Murtinho, e os distritos de Águas do Miranda e Ingazeira.

Sanesul licita aquisição de equipamento para análises laboratoriais

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) abre licitação para aquisição de equipamento cromatógrafo gasoso para o Laboratório de Análises Central da Sanesul. O valor de referência é de R$ 443.307,21, que será pago com recursos próprios.

O equipamento é utilizado, acoplado a um espectrômetro de massa, para aumentar a eficiência das análises de agrotóxicos, desinfetantes e, ainda, de substâncias voláteis e semivoláteis das amostras de água tratada e de água bruta dos poços e mananciais superficiais.

A Sanesul já possui um cromatógrafo, em uso há quase 15 anos. Um novo equipamento proporcionará maior sensibilidade nas análises de substâncias orgânicas devido aos avanços tecnológicos do aparelho. As análises atendem à Portaria 518/2004, do Ministério da Saúde, e às resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A licitação está marcada para o dia 9 de junho, às 8h30, e a pasta com edital e especificações técnicas está à venda por R$ 50,00. Os interessados podem fazer a retirada até o dia 8 de junho na Gerência Jurídica e de Licitações, localizada na rua Euclides da Cunha, 975, Jardim dos Estados, em Campo Grande. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3318-7713 ou 3318-7783.

 

Por: Da Redação